Diário do Alentejo

Exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil sobem 8%

08 de outubro 2020 - 12:00

As exportações dos Vinhos do Alentejo para o Brasil aumentaram oito por cento nos primeiros oito meses deste ano, face ao período homólogo do ano passado, revelou o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

 

“O Alentejo vendeu mais 216 mil litros de vinho para o Brasil, entre janeiro e o final de agosto deste ano”, comparativamente com os primeiros oito meses de 2019, o que se traduz numa “subida de 8% das exportações”, disse Francisco Mateus. O presidente da CVRA explicou que estes números são relativos aos certificados de origem de cada remessa dos Vinhos do Alentejo expedida para o Brasil. “Para as exportações para lá, os brasileiros exigem um certificado de origem e a CVRA é a única entidade que os pode emitir”.

 

Nos primeiros oito meses do ano transato, o Alentejo tinha vendido um total de 2,7 milhões de litros de vinho para o Brasil, enquanto este ano, no mesmo período, vendeu 2,9 milhões de litros. O crescimento de vendas para este país motiva uma apresentação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) destinada àquele que é o principal mercado internacional da região, que vai decorreu na passada quarta-feira, dia 7, contando com a presença de ‘sommeliers’ e líderes de opinião “de relevo no mercado sul-americano”, assim como representantes de meios de comunicação social brasileiros.

 

“Os vinhos do Alentejo representam quase 25 por cento de todas as vendas de vinhos portugueses no Brasil e, pela evolução das exportações nos últimos quatro anos, verificámos que vendemos mais e melhor, ou seja, aumentámos em volume e em valor”, recorda Francisco Mateus, considerando que a apresentação desta semana “vai permitir o estreitar de laços” com o público do Brasil, “tão importante” para o Alentejo, e servir para “dar a conhecer os esforços que estão e que podem ser feitos, também ao nível da vinha e adega, em nome de um futuro mais verde e mais justo”.

 

O “selo” de produção sustentável também contribuirá para “um aumento ainda maior das exportações de vinho alentejano para o Brasil”, segundo a CVRA, que lembrou que as exportações para este país têm registado “um aumento sustentado ao longo dos últimos cinco anos, traduzindo-se num crescimento de 65 por cento em volume e 58 por cento em valor”.

 

O PSVA tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Comentários