Diário do Alentejo

Beja: Praia dos Cinco Reis abre esta sexta-feira

23 de julho 2020 - 18:10

O Parque Fluvial de Cinco Reis, em Beja, abre nesta sexta-feira, junto a uma barragem do concelho, fruto de uma parceria do município com a empresa do Alqueva e após um investimento de 700 mil euros. Segundo divulgaram os promotores, a nova zona balnear "nasce" na envolvente da albufeira da barragem de Cinco Reis, situada a sete de quilómetros da cidade e que faz parte do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA).

 

Com um areal de 265 metros, dividido por três bolsas de areia, o Parque Fluvial de Cinco Reis vai ser inaugurado, na sexta-feira, numa cerimónia em que é esperada a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. "Pretende-se que seja uma zona de recreio balnear de eleição, que possibilite ainda a criação de um conjunto de atividades paralelas que promovem o local e permitam tirar partido das potencialidades existentes", sublinha a Câmara de Beja

 

Também a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) realça que esta parceria "permite evidenciar a importância" da sua colaboração com os municípios da área de influência do EFMA na "valorização e promoção do território e respetivos valores naturais e patrimoniais". De acordo com a empresa, esta barragem recebe a água de Alqueva, através de um sistema de canais e condutas com cerca de 90 quilómetros de extensão, depois de atravessar quatro albufeiras, dois reservatórios intermédios e de ser bombada em duas grandes estações elevatórias.

 

O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, já tinha divulgado que o parque fluvial vai ter um apoio de praia com receção, bar, instalações sanitárias e parque infantil, um embarcadouro e plataformas para atividades náuticas.

 

O parque terá também uma zona de desporto e lazer com área arborizada, um circuito de manutenção, percursos pedonais e cicláveis, dois parques de estacionamento e circuitos interativos de visitação e pontos de observação dos valores naturais da zona, nomeadamente da avifauna aquática.

 

Segundo o autarca, o projeto foi financiado em quase metade (362.470,95 euros) por verbas da Câmara de Beja, em 318.636 euros pelo Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar, e em 49.700 euros pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

 

Depois de inaugurar a nova zona balnear, a ministra da Agricultura, acompanhada pelo secretário de Estado da Energia, João Galamba, visita a Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este, localizada no reservatório com o mesmo nome. Construída no âmbito do Plano Nacional de Regadios, referiu a EDIA, esta central, com uma potência instalada de um megawatts, ocupa uma área com um hectare e a sua produção está dedicada à estação elevatória que equipa aquele reservatório. De acordo com a empresa, esta estação elevatória é atualmente responsável por fazer chegar a água de Alqueva ao bloco de rega de Cuba Este e, com a expansão prevista, fará o mesmo para o futuro bloco de Vidigueira.

Comentários