Diário do Alentejo

Portalegre: Quinta da Saúde em Portalegre vai ser recuperada

07 de julho 2020 - 12:10

O edifício da “emblemática” Quinta da Saúde, no Parque Natural da Serra de São Mamede, em Portalegre, vai ser reabilitado, contando o projeto com um investimento superior a 510 mil euros. “Fizemos uma candidatura ao Turismo de Portugal, foi aprovada recentemente e vamos recuperar aquele espaço emblemático”, disse Adelaide Teixeira, presidente da autarquia local.

 

A reabilitação da quinta, há vários anos ao abandono, conta com um investimento superior a 510 mil euros, comparticipados em 70% pelo Turismo de Portugal e tem como objetivo acolher um centro interpretativo do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) e um espaço para degustação de produtos e vinhos regionais. “Se tudo correr bem, a obra poderá iniciar-se em setembro e deverá prolongar-se durante cerca de um ano”.

 

Adelaide Teixeira lamentou a falta de um centro interpretativo sobre o parque natural e de uma zona de receção para quem visita aquela área, sendo este projeto “um ponto” onde os visitantes poderão, depois, recolher informação sobre a flora, fauna e geomorfologia da região.

 

“Nós vamos ter também uma mostra dos nossos produtos endógenos, dando a conhecer os sabores da região. Este projeto foi combinado com o Turismo de Portugal pela necessidade de haver aqui uma porta de entrada no parque e esta quinta é um espaço de excelência”, acrescentou.

 

Além deste projeto, a autarca adiantou que vai surgir através de um investidor privado um hotel de cinco estrelas no Convento de Santo António, edificado em 1570, estando este edifício também há vários anos ao abandono. 

 

A autarca revelou ainda que o desativado hotel São Mamede, na zona industrial de Portalegre, poderá ser transformado numa residência para estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre, sendo este projeto também desenvolvido por investidores privados.

Comentários