Diário do Alentejo

Selos Personalizados IV

30 de dezembro 2024 - 08:00

Texto Geada de Sousa

 

Nas “Filatelia” anteriores apresentámos algumas das emissões de selos personalizados anunciadas pelos CTT Correios e que registámos nos nossos apontamentos, por sinal, bastante incompletos. Como a portaria (1335/2007 de 10 de outubro) que os criou permitia o acesso universal, o serviço terá sido aproveitado por muitos milhares de interessados. Assim sendo, os selos aqui referidos não passarão de uma insignificante amostra do que terá sido emitido.

Este tipo de selos foi (e é) muitíssimo utilizado para registar todo o tipo de acontecimentos, aniversários e muitos outros eventos, promoção turística, entre outros. Neste último caso é hoje vulgaríssimo encontrá-los junto de autarquias e museus, que assim mostram as suas riquezas, quer materiais, quer imateriais.

Idêntico procedimento é o de grandes empresas, que também os utilizam para promover as suas marcas.

Registamos um pequeno número de casos em que houve emissão por parte de entidades privadas, todas ligadas à dádiva de sangue. Vejamo-los:

2010 (27 de abril), Associação de Dadores de Sangue de Angra do Heroísmo, dois selos: reproduzem o logotipo da associação e um casal a dar sangue;

2010 (28 de julho), Federação das Associações de Dadores de Sangue – Portugal, reprodução do logotipo da federação: assinala o 15.º aniversário desta entidade;

2011 (26 de junho), Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira, 20.º aniversário; também reproduz um pormenor do Monumento ao Dador de Sangue da cidade;

2011 (28 de outubro), Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Gaia: Monumento ao Dador de Sangue;

2011 (25 de novembro) apresentação, em Beja, do livro Ouro Vermelho e Filatelia.

Excetuando este último caso, para os restantes também houve emissão de um carimbo comemorativo.

 

Novos inteiros-postais

Em data (de 2024) que desconhecemos, os CTT Correios emitiram um conjunto de 10 postais de “sonhos” que reproduzem igual número de frases que tiveram origem num apelo dos CTT à população em geral, em dezembro de 2023.

 

Bem hajam

A partir de hoje cesso a minha colaboração no “Diário do Alentejo”, neste grande título com uma história invejável a todos os níveis. Grandes nomes do jornalismo português aqui estão ou por aqui passaram.E como todos sabemos que “há um tempo para tudo”, chegou o nosso tempo de darmos por terminada esta nossa agradável tarefa.

Deixamos um bem-haja a todos aqueles que aqui trabalharam (e trabalham) e a todos os leitores, especialmente, ao F. Matoso Galveias e ao Joaquim Cortes, pela ajuda que nos deram e nunca regatearam. Bem hajam e votos da continuação do excelente trabalho que aqui diariamente executam.

 

Ilustração: a quadra que apresentamos é de selos personalizados e assinala os 80 anos do “Diário do Alentejo”. Entrou em circulação a 1 de junho de 2012. O desenho é da ilustradora Susa Monteiro.

Comentários