Continuando a tratar do tema dos Jogos Olímpicos (JO) na filatelia portuguesa, que iniciámos no início do mês de agosto, falta-nos abordar a existência desta temática nas classes “Literatura Filatélica” e “Marcofilia”, temas estes que ocuparão as próximas semanas.
Literatura Não são muitas as obras literárias que abordam o assunto. Conhecemos apenas três títulos: a obra bilingue (português/inglês) Os Jogos Olímpicos, de Carlos Paula Cardoso e que faz parte da coleção de livros temáticos (com selos) editada pelos CTT em 1996, “Portugal nos Jogos Olímpicos 1912 – 2008”, da colecção “meuselo” também dos CTT, e o opúsculo, recém editado, Os Jogos Olímpicos e a Filatelia Portuguesa que faz parte (n.º 15) da coleção de títulos do Comité Olímpico de Portugal.
O primeiro foi apresentado publicamente em 24 de junho de 1996 no convento do Beato em Lisboa. Na mesma ocasião também se procedeu à apresentação dos atletas da Missão Olímpica Portuguesa aos JO, que nesse ano do seu centenário da era moderna se realizaram em Atlanta (EUA). Contém os selos alusivos aos JO de Seul, Barcelona, Atlanta, incluindo o bloco.
O segundo título, Portugal nos Jogos Olímpicos 1912-2008, nas primeiras páginas, e em jeito de apresentação da obra, José Vicente Moura escreveu: “Os Jogos Olímpicos são porventura o maior e mais mediático acontecimento social da era moderna, que repercute de forma positiva na relação entre culturas, povos e nações” e que o “Comité Olímpico de Portugal congratula-se com a parceria estabelecida e expressa público reconhecimento pela clarividência dos CTT ao compreenderem a importância actual e futura de iniciativas desta natureza”. A obra inclui 24 selos personalizados divididos por duas folhas que nos mostram atletas portugueses que, então, já tinham sido medalhados. Abrem esta “galeria” um selo com as “cinco quinas” e um outro que nos mostra uma conhecida fotografia do malogrado atleta Francisco Lázaro.
O terceiro e último título atrás referido, Os Jogos Olímpicos e a Filatelia Portuguesa, tem o número 15 da coleção de títulos do Comité Olímpico de Portugal e foi distribuído no início do atual semestre. Com textos de Rui Matos Alves por parte da Federação Portuguesa de Filatelia (FPF) e de Nuno Cardoso pela secção filatélica da Associação Académica de Coimbra, em cinco capítulos, faz um inventário pormenorizado dos vários produtos filatélicos e respetivas classes, (incluindo os selos personalizados) que enriquecem a nossa filatelia.
Esta excelente obra filatélica é utilíssima para os filatelistas desta temática. Num gesto de saudar, a FPF enviou gratuitamente a obra aos agrupamentos filatélicos federados e filatelistas detentores do respectivo cartão, cuja emissão é da responsabilidade desta entidade federativa. (continua)