Diário do Alentejo

As “Letras” e a “Escultura” nos carimbos comemorativos da exposição “Gaia 24”

24 de agosto 2024 - 08:00

Texto | Geada de Sousa

Os quatro carimbos comemorativos que os Correios criaram para assinalar a “Exposição Nacional de Filatelia Gaia 24” são dedicados a grandes nomes das letras e artes portuguesas. A saber: Almeida Garrett, Eça de Queirós, Sofia de Mello Breyner Andersen e o escultor J. A. Gonçalves Guimarães. A exposição irá decorrer de 3 a 8 de setembro e é organizada pelo Clube de Colecionadores de Gaia.

Estão inscritas 62 coleções, muitas das quais já foram galardoadas em vários certames internacionais com as mais altas classificações.Espera-se, pois, que a qualidade e a originalidade (para a população em geral) do material exposto seja um incentivo que leve muitos gaienses a visitar este evento cultural e constitua, simultaneamente, um forte atrativo para outros visitantes.

A cerimónia de inauguração da “Gaia 24” terá lugar no auditório Dr. Agostinho Gomes, da Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, e acontecerá a 3 de setembro, às 19:00 horas, seguindo-se uma visita à exposição.

O “jantar de palmarés” (7 de setembro, às 20:00 horas) será na Quinta da Boucinha, na avenida Vasco da Gama (junto às instalações da empresa Salvador Caetano). Na mesma ocasião serão distribuídos os prémios especiais, medalhas e diplomas conquistados pelas coleções. As inscrições para o jantar encerram no dia 30 e podem ser enviadas para o email da FPF: fpf-portugal@netcabo.pt.

Como no primeiro parágrafo escrevemos, para assinalar este grande certame filatélico os CTT confecionaram quatro carimbos comemorativos (CC) que serão usados para obliterar a correspondência apresentada nesses dias num posto especial dos Correios, que funcionará no local da exposição durante a “Gaia 24”, e mostram-nos o busto da personagem homenageada acompanhado por uma legenda especialmente criada para este efeito pelo historiador J. A. Gonçalves Guimarães.

Vejamos a sua descrição mais pormenorizada:Dia 3 - Dia de Almeida Garrett – “O Visconde que se criou em Gaia”; Dia 4 – Dia de Eça de Queirós – “Um Escritor em Canelas”; Dia 5 – Dia de Sophia de Mello Breyner Andersen – “A Poetisa da Granja”; Dia 7 – Dia de Teixeira Lopes – “E a sua Casa Museu”.

Serão jurados os peritos Júlio Maia (presidente), Grossinho Dias (secretário), Raul Leitão, José Manuel Pereira e Rui Alves.O catálogo da exposição inclui os dois artigos de J. A. Gonçalves Guimarães, “Reflecção sobre biografias locais” e “Soares dos Reis – O desterrado de Mafamude”, e do filatelista e investigador postal Luís Frazão, “O Regulamento provisional”. Nele podem ainda ler-se “Breve resumo sobre o Clube de Coleccionadores de Gaia na Filatelia e na Cartofilia” e “O Clube de Coleccionadores de Gaia na Marcofilia Portuguesa”.

Comentários