Diário do Alentejo

Câmara de Cuba lança CD com grupos corais do concelho

25 de novembro 2021 - 17:00

A Câmara de Cuba vai lançar, no sábado, uma coletânea com 10 modas interpretadas por cinco grupos corais do concelho, para celebrar o 7.º aniversário da elevação do cante alentejano a Património da Humanidade.

 

As modas de cante alentejano do álbum “Cuba, Catedral do Cante” são interpretadas pelos grupos Raízes do Cante, Bafos de Baco, São Luís de Faro do Alentejo, As Flores do Alentejo e Os Ceifeiros de Cuba, precisa o município, acrescentando que a sessão de lançamento da coletânea em formato CD vai decorrer no Centro Cultural de Cuba, a partir das 18:00 e incluir atuações daqueles cinco grupos corais.

 

A captação, a gravação, a mistura e a masterização das 10 modas foram efetuadas no estúdio de som do Musibéria, em Serpa, também no distrito de Beja, e a edição e o lançamento da coletânea são da responsabilidade da Câmara de Cuba.

 

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos, foi classificado, em 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

A distinção surgiu na sequência de uma candidatura apresentada pela Câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Comentários