Diário do Alentejo

Biblioteca de Ferreira do Alentejo promove literacia familiar

20 de novembro 2020 - 17:50

Três perguntas a Maria Armando Salgado, chefe do serviço de educação e biblioteca da Câmara de Ferreira do Alentejo

 

 

Texto José Serrano

 

A Biblioteca de Ferreira do Alentejo desenvolve, desde outubro, o projeto de literacia familiar intitulado “Conto Contigo”. Como nos apresenta esta iniciativa?

A equipa da biblioteca municipal recebeu formação para implementar o programa “Conto Contigo”, há cerca de dois anos, pela Fundação Aga Khan Portugal, promotora deste programa de literacia familiar. Contudo, só recentemente se encontraram reunidas as condições técnicas favoráveis para a sua implementação. O projeto, destinado a crianças entre os quatro e os seis anos, decorre às quintas-feiras, pelas 17:30 horas, presencialmente, na Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo. Procura fomentar práticas de literacia familiar e reforçar competências parentais com impacto no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, através de uma abordagem lúdica e não-formal. Neste programa, o conceito de literacia familiar é entendido como leitura ou conto de histórias, através de lengalengas, poesia, rima canções e jogos, por exemplo. Contempla igualmente as rotinas diárias que impliquem a oralidade, a leitura e a escrita – tais como recados, listas de compras, correspondência, conversas à hora das refeições, entre tantas outros contextos em que está implícita a linguagem oral e escrita. Abrange ainda as práticas intencionais para a descoberta da linguagem escrita pelas crianças, como escrever o nome próprio, descobrir o nome das letras em títulos de histórias, legendar desenhos, entre tantas outras ações.

 

Qual a importância, na sua perspetiva, da partilha de momentos de leitura, entre pais e filhos, no desenvolvimento das crianças?

A partilha de momentos de leitura, entre a família, é fundamental para o desenvolvimento das crianças, não só pela carga afetiva envolvida, pelo ambiente lúdico e agradável, mas também pelas memórias que ficarão envolvidas em torno do processo de implementação deste programa.

 

Pretende este projeto despertar os pais para os benefícios, mútuos, do seu envolvimento em atividades lúdicas/educativas com os seus filhos?

Sem dúvida. A denominação do projeto é reveladora desse objetivo geral. A família é o meio mais favorável ao desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. O envolvimento dos pais e das crianças em situações lúdicas, e em momentos únicos, resulta em ganhos afetivos emocionais para todos os membros da família. No contexto de saúde pública em que vivemos, a Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo apoia-se nas metodologias deste programa para promover o uso de ferramentas e estratégias no âmbito da literacia familiar, numa altura em que as entradas nas bibliotecas se encontram a ser monitorizadas. “Conto contigo”, conta com todos!

Comentários