Diário do Alentejo

Moura, Juventude e Crato no Campeonato de Portugal

06 de maio 2020 - 18:00

Texto Firmino Paixão

 

A Federação Portuguesa de Futebol aprovou nesta quarta-feira, aquilo a que chama “um plano de emergência e reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior masculino português”. 

 

O plano, ancorado aos objectivos de “assegurar o maior número possível de projectos equilibrados, aumentar a competitividade, melhorar a qualidade de jogo, aproximar os adeptos do futebol e criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos Sub/19 para os seniores”, o que, em termos práticos, vem criar uma III Liga, deixando o Campeonato de Portugal como quarta divisão do futebol nacional.

 

Assim, na temporada 2020/21 o Campeonato de Portugal terá 96 equipas (oito séries de 12 equipas), colectivo que será constituído por dois clubes vindos da Liga Pro, 70 que já permaneciam neste patamar, 20 que ascendem das competições regionais e quatro novas equipas B. 

 

O primeiro classificado de cada série terá acesso directo à 2ª Liga, do 2º ao 5º subirão à 3ª Liga e as últimas quatro equipas de cada série descem aos distritais. A decisão tem um impacto directo, e justo, assinale-se, na promoção do Moura Atlético Clube, como representante do distrito de Beja, do Juventude Sport Clube (Évora) e do Futebol Clube do Crato (Portalegre). 

 

O Mineiro Aljustrelense e o Lusitano de Évora SAD estão entre os setenta clubes que permanecem neste campeonato. Nas três épocas seguintes, assegura também a FPF, “a III Liga e o Campeonato de Portugal verão o número de clubes reduzir-se até aos 76”.

Comentários