Diário do Alentejo

Serpa e Milfontes disputam domingo a final da Taça

31 de maio 2019 - 13:00

Texto e foto Firmino Paixão

 

Com o final da época desportiva já no horizonte, cumpriu-se a derradeira ronda do campeonato distrital da 1.ª Divisão. No domingo decide-se quem será o vencedor da Taça. O bejense Francisco Agatão e o Praiense brilham nos quartos-de-final do Campeonato de Portugal. O Ourique está afastado da fase final da Liga de Futebol de 11 do Inatel.

 

Terminou o campeonato distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja. No domingo joga-se a final da Taça Distrito de Beja, que apurará mais uma equipa para disputar a Taça de Portugal e também o adversário do Mineiro Aljustrelense no jogo da Supertaça, já marcado para sábado, 8 de junho, no Complexo Desportivo de Almodôvar.


O Futebol Clube de Serpa e o Clube Desportivo Praia de Milfontes vão disputar entre si, no domingo, às 17:00 horas, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, a conquista da Taça Distrito de Beja referente à época 2018/2019. Uma prova que foi disputada por 26 clubes (11 do escalão principal e 15 da segunda divisão), em quatro eliminatórias. No percurso para esta final, o Serpa deixou para trás as formações do Castrense, Piense, Bairro da Conceição e Almodôvar Por seu lado, o Milfontes ultrapassou adversários como o Barrancos, Messejanense, Sporting de Cuba e Aljustrelense. O vencedor da prova na última época foi o Mineiro Aljustrelense, emblema que, apesar de ter conquistado o título distrital, não conseguiu atingir a final da Taça Distrito de Beja. Se a tradição ainda se mantiver, esta final deverá ser dirigida pelo árbitro Filipe Mestre, primeiro classificado (“árbitro do ano”) da categoria C3 Elite, na época cujo final se aproxima.


A última jornada do campeonato não teve outros efeitos na classificação da prova que não fosse a subida do Milfontes ao quinto lugar, após vencer o dérbi com o Odemirense, e também a subida do Serpa para o sétimo posto, mercê do triunfo que alcançou em São Teotónio.
O campeão goleou em Castro Verde, o Almodôvar ganhou ao Penedo Gordo e o Piense venceu o Guadiana. O Aldenovense folgou nesta última etapa.


Resultados (22.ª jornada): Piense-Guadiana, 3-0; Castrense-Aljustrelense, 1-4; Milfontes-Odemirense, 3-1; Renascente-Serpa, 1-2; Almodôvar--Penedo Gordo, 2-1. Classificação final: 1.º Aljustrelense, 52 pontos. 2.º Penedo Gordo, 38. 3.º Almodôvar, 34. 4.º Piense, 31. 5.º Milfontes, 27. 6.º Odemirense, 26. 7.º Serpa, 25. 8.º Castrense, 25. 9.º Aldenovense, 21. 10.º Guadiana, 19. 11.º Renascente, 10.


O campeonato da próxima época receberá as equipas do Moura e do Vasco da Gama (ambos despromovidos do Campeonato de Portugal), do Sporting de Cuba e do Despertar (ambos promovidos do segundo escalão distrital) e o Aljustrelense subirá ao patamar nacional.

 

Campeonato de Portugal

 

O Praiense, treinado pelo bejense Francisco Agatão, jogou em Fafe a partida correspondente à primeira mão dos quartos-de-final do Campeonato de Portugal. Os açorianos venceram por 1-0, vantagem que terão que confirmar no jogo de domingo, na Praia da Vitória (Açores), para seguirem em frente, rumo às meias-finais, momento em que, sabe-se já, defrontarão o Casa Pia ou o Espinho. Resultados (primeira mão dos quartos-de-final): Fafe-Praiense, 0-1; Lourosa-União de Leiria, 2-3; Vilafranquense-Vizela, 2-0; Casa Pia-Espinho, 1-0.

 

Liga de Futebol 11 Inatel

 

O Ourique Desportos Clube recebeu a formação do Inter de Fradelos (Braga), campeão nacional do Inatel em titulo, e perdeu por três bolas a zero (golos de Metro, Tiago e Bilinho), ficando, desde logo, afastado desta fase nacional da competição. Nos oitavos de final, a equipa ouriquense tinha ganho ao GDR Afeiteira, formação do distrito de Évora, e o Alvaladense, vencedor do campeonato de Beja, tinha sido derrotado no terreno do Fradelos por 5-0. Tudo se conjuga para a eventualidade da formação bracarense, que nas meias-finais jogará em casa com o Seiça (Santarém), renovar o título nacional.

Comentários