O Serpa perdeu, tangencialmente, em Alcochete e o Vasco da Gama foi derrotado em Elvas. O Juventude de Évora empatou, sem golos, na Malveira, e, na Liga 3, o Lusitano perdeu com o União de Santarém. Já é conhecido o calendário da primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Texto e Foto | Firmino Paixão
Uma jornada pouco gloriosa, sobretudo, para as equipas sul-alentejanas, nesta jornada de abertura do Campeonato de Portugal, que só deixou pontos para O Elvas e para o Juventude de Évora. A derrota do Vasco da Gama, no Campo Manuel Patalino (4-0, com três golos do espanhol Javier Bernal e outro de João Maia), não terá surpreendido (senão pelo volume de golos), conhecida que é a aposta dos raianos na subida a outros patamares do futebol nacional, e ponderadas as dificuldades sentidas pelo treinador vidigueirense na otimização das rotinas de jogo, tendo em conta que só na semana anterior conseguiu reunir a totalidade do plantel.O Serpa realizou vários jogos de preparação durante a pré-época, conseguindo resultados simpáticos, porém, na sua deslocação a Alcochete, permitiu que a turma local se pusesse em vantagem à beira do intervalo e, no segundo tempo, não conseguiu virar o resultado, deixando os três pontos na terra natal de sua alteza o rei D. Manuel I.
Assim, e relativamente à série D, nos nove pontos à mercê dos emblemas transtaganos apenas foram conquistados quatro: os três ganhos pelo Elvas ao Vasco da Gama e um ponto averbado pelo Juventude de Évora mercê do empate sem golos que conseguiu trazer de Alverca. Com exceção do triunfo do Sintrense (treinado por David Maside que, na última época, esteve em Moura), em Lagoa, e do empate dos juventudistas, na região saloia, venceram as restantes equipas que jogaram na condição de visitadas.
Marcaram-se 15 golos, com o Serpa, o Vasco da Gama, o Comércio Indústria, o Portimonense, o Malveira e o Juventude a ficarem em branco. Os resultados mais volumosos aconteceram em Elvas e no reduto do Oriental.
Na série C, o Eléctrico de Ponte Sor sofreu pesada derrota (5-1) diante do Naval 1893, da Figueira da Foz. A segunda jornada está marcada para domingo, dia 17 (O Elvas antecipou a receção ao Malveira para amanhã, dia 16), com as partidas entre o Vasco da Gama e o Alverca, o Serpa com o Desportivo de Lagoa e com a deslocação do Juventude de Évora a Portimão.
Acreditamos que as equipas da região possam retificar os resultados menos positivos com que encetaram esta edição do Campeonato de Portugal.
Taça de Portugal A Federação Portuguesa de Futebol já realizou os sorteios das duas primeiras eliminatórias da Taça de Portugal. A primeira, marcada para os dias 30 e 31, obedecendo a critérios de proximidade geográfica dos clubes e enquadrando as equipas concorrentes em oito séries, a segunda já em sorteio puro.
A primeira ronda da prova integra 116 clubes, sendo 18 da Liga 3, 54 do Campeonato de Portugal (Chaves B e Alverca não participam) e 44 representantes das associações distritais ou regionais. Os clubes da 2.ª Liga só entrarão na segunda eliminatória e os da 1.ª Liga na terceira. Estarão na prova 12 emblemas que representam as três associações distritais de futebol: Eléctrico, O Elvas, Portalegrense e Mosteirense (Associação de Futebol de Portalegre), Lusitano, Juventude, Portel e Sporting de Viana (Associação de Futebol de Évora), Serpa, Vasco da Gama, Almodôvar e Castrense (Associação de Futebol de Beja). Ficaram isentos desta fase da competição 38 clubes, entre eles, os alentejanos Eléctrico Futebol Clube, o Futebol Clube Mosteirense, o Clube Desportivo Portalegrense, e o Clube Desportivo de Almodôvar (vencedor da Taça Distrito da Associação de Futebol de Beja). Recorde-se que o Futebol Clube Castrense participa na qualidade de segundo classificado do campeonato distrital.
Na série H, aquela que reúne a maior parte dos emblemas da região, teremos uma partida entre o Serpa e o Portel, outra entre o Vasco da Gama e o Lagoa (fizeram dois jogos treino na pré-época), o Castrense receberá o Quarteirense e o Sporting de Viana viajará para Moncarapacho. Os dois clubes de Évora ficaram na série D, o Juventude irá ao campo do Comércio Indústria e o Lusitano jogará no terreno do Clube Desportivo Lajense, na ilha do Pico, nos Açores, para aonde voará, igualmente, O Elvas, mas para defrontar o Lusitânia (Angra do Heroísmo/ilha Terceira). Na segunda eliminatória, sabe-se já, o Almodôvar visitará o Florgrade ou o Sporting de Espinho, o Vasco da Gama, se vencer o Lagoa, jogará em São João de Ver, o Serpa, ou o Portel, defrontarão, fora de casa, o Lajense ou o Lusitano de Évora. Como se vê, a benesse da proximidade geográfica tem um prazo de validade muito curto.
AFBeja O período de inscrição em provas regionais terminou no dia 31 de julho, mas ainda não existe informação quanto ao planeamento da época, nomeadamente, dos clubes que disputarão as diferentes provas e a data para realização dos sorteios. A contestação do Messejanense à sua despromoção administrativa está em curso. Contudo, a maioria dos clubes, senão todos e, principalmente aqueles que disputarão o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, tem progressivamente voltado ao trabalho, realizando até algumas partidas amistosas, como foi o caso do Sport Clube Mineiro Aljustrelense (na foto) que recebeu, no Parque Desportivo de Aljustrel, a formação do União Sport Clube, de Santiago do Cacém (4-0), e se deslocou a Setúbal para defrontar os juniores do Vitória sadino. Os tricolores farão a sua apresentação no próximo dia 31 frente ao Olhanense.
