Diário do Alentejo

Resultados e classificações:“Cheio de penas me deito”

25 de outubro 2024 - 12:00
Campeonato de Portugal regressará no domingo com o Moura em Moncarapacho e o Serpa em Vendas NovasFoto| Firmino Paixão

O Moura Atlético Clube perdeu em Guimarães e o distrito de Beja ficou sem representantes na Taça de Portugal. O Lusitano de Évora, que eliminou o Estoril Praia, e o Elvas, que venceu o Torreense, seguem em frente. Castrense, Aldenovense e Vasco da Gama lideram o “Distritalão”.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

A Associação de Futebol de Beja já perdeu todos os seus representantes, de um contingente inicial de quatro, na grande festa do futebol nacional. É pena …“Cheio de penas, cheio de penas me deito”, cantarolava a grande Amália, no poema intitulado “Lágrima”. Na cidade de Guimarães, berço do Brito Sport Clube, os mourenses resistiram até ao minuto 65, altura em que os locais apontaram o golo da qualificação. Talvez os mourenses merecessem, pelo menos, jogar o prolongamento. Assim, caíram, mas caíram de cabeça erguida. Festa fez o Lusitano Ginásio Clube que, no Campo Estrela, afastou o Estoril Praia, da 1.ª Liga, da Taça de Portugal. A turma lusitanista, comandada por Pedro Russiano, aguentou uma igualdade, sem golos, durante o período regulamentar e prolongamento, e foi mais eficaz no desempate através da marcação de grandes penalidades (4-3), carimbando a qualificação para a quarta eliminatória da prova. Com menos estrondo, mas igualmente meritória, foi a qualificação de O Elvas, após uma brilhante vitória sobre a formação do Torreense, emblema que está a competir na Liga 2.

 

Campeonato de Portugal O Campeo-nato de Portugal está de regresso, com a realização da sétima jornada, agendada para este domingo, dia 27, com os jogos a terem início às 15:00 horas. O Serpa, quinto classificado, a três pontos do líder Sintrense, viajará para Vendas Novas, onde defrontará o Estrela local, último classificado da série D, com um único ponto conquistado (empate em Lagoa, a duas bolas, na quarta jornada).

O Moura, nono da tabela, rumará no sentido inverso, para o recinto do Moncarapachense, equipa orientada pelo antigo guarda-redes internacional, José Bizarro, posicionado no sexto lugar da classificação.

O Lusitano de Évora, um dos líderes da série, agora investido no papel de “tomba gigantes” viajará para o Estádio Alfredo da Silva, onde jogará com a formação do Fabril do Barreiro, antepenúltimo da tabela.

 

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão dobrou a segunda jornada. O “Cabo das Tormentas” para algumas equipas. Pelo menos, para o Almodôvar, goleado em Castro Verde (6-1), para o Penedo Gordo, derrotado em casa (0-5) pelo Aljustrelense (na foto) e, para o Despertar, que sofreu pesada derrota (1-3) em Vila Nova de Milfontes.

Como balanço desta segunda jornada diremos que foram marcados 23 golos (mais cinco do que na ronda inaugural). Penedo Gordo e Ferreirense ficaram em branco e sobressaiu, de facto, esse resultado volumoso conseguido pelo Castrense, no seu reduto, frente à formação de Almodôvar. O Aldenovense continua brilhante e o Vasco da Gama, de Vidigueira, venceu em São Teotónio, pelo que no topo da tabela permanecem invictos e com o pleno dos pontos, o Castrense, o Aldenovense e o Vasco da Gama. No domingo joga-se a terceira jornada (15:00 horas), com esse, naturalmente, apetecível confronto entre o Vasco e o Aldenovense, terceiro e segundo classificados, enquanto o Castrense terá uma deslocação para Ferreira do Alentejo.

 

Campeonato Distrital da 2.ª Divisão No escalão secundário, patamar onde os novos residentes, Louredense e Trindade, vindos do Inatel, continuam (sem perder) a dar cartas, temos o Serpa B a dominar a série A, o Trindade na frente da série B e o Odemirense a liderar a série C.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

Comentários