O Moura recebeu e venceu o Estrela de Vendas Novas, o Serpa jogou em casa com o Fabril do Barreiro e ganhou por uma bola a zero. O Lusitano de Évora bateu o Operário por 2-0. Neste fim de semana inicia-se o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja.
Texto e Foto | Firmino Paixão
A boa notícia, aquela que justifica o título da peça, foi o facto de o Moura ter abandonado a zona de despromoção. Uma vitória, aliás, de todo esperada, frente ao Estrela Futebol Clube, de Vendas Novas, projetou a turma mourense para o oitavo lugar da pauta dos pontos, abandonando o lote dos cinco últimos classificados que estão sob ameaça de queda nos respetivos regionais. É verdade que “a procissão ainda vai no adro”, porém, todos os pontos que forem conquistando, e, neste caso, sobre um adversário direto, são muito benquistos.
O Moura (na foto) marcou logo aos 25 minutos de jogo, por intermédio do jogador costa-marfinense Siriki Camará, e, no segundo período de jogo, a três minutos dos 90, confirmou o triunfo, com um tento apontado por António Maior.
No Campo de Jogos Manuel Baião, no parque desportivo da cidade de Serpa, o palco de jogos do clube local, a equipa serpense recebeu e venceu, pelo magro resultado de um a zero, a formação do Fabril do Barreiro. Esperava-se mais, sobretudo, tendo em conta a presumível motivação que trouxe da sua deslocação aos Açores, onde venceu o Operário por concludentes 4-0 e, sobretudo, e isto é real, tendo em conta a posição que os barreirenses ocupam na classificação, no antepenúltimo lugar, apenas com dois pontos. Mas, pronto, “até ao lavar dos cestos é vindima”, e estamos no tempo delas, por isso, o Serpa teve de esperar pelo minuto 88 da partida para que Fábio Cruz conseguisse o tento que valeu os três pontos e colocou a equipa no quinto posto da classificação.
O Lusitano de Évora ganhou ao Operário e mantém-se na terceira posição, em igualdade de pontos com o líder Sintrense e com o Louletano, segundo classificado. O Campeonato de Portugal será interrompido neste fim de semana, reatando-se apenas no dia 27. Antes disso, no dia 20, jogar-se-á a terceira eliminatória da Taça de Portugal, competição em que permanecem o Moura, O Elvas e o Lusitano de Évora. O Moura terá uma deslocação a Guimarães para defrontar o Brito Sport Clube. A seu tempo falaremos disso.
Associação de Futebol de Beja O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão arranca neste domingo, às 16:00 horas. Realce para a participação do Ferreirense e do Messejanense, promovidos do escalão inferior na última temporada. Espera-se, e deseja-se, um campeonato bem disputado, competitivo quanto baste, com equilíbrio entre os 12 concorrentes. Algumas equipas apetrecharam-se bem para este compromisso, outras nem tanto, mas a opinião que aqui vertemos, convicção nossa, é a de que surgirão mais alguns do que os eternos candidatos ao título. A ronda inaugural terá os seguintes jogos: Sporting de Cuba-Penedo Gordo, Despertar-Messejanense, Sporting Ferreirense-Renascente, Almodôvar-Aldenovense, Aljustrelense-Castrense e Vasco da Gama-Milfontes.
O Campeonato Distrital da 2.ª Divisão dobrou a terceira jornada, com o Bairro da Conceição e o Serpa B na frente da série A, o Negrilhos, isolado, no comando da série B, e o Santa Luzia e o Odemirense repartindo o comando da série C.