Diário do Alentejo

Rumo ao centenário

23 de junho 2024 - 08:00
Pedro Xavier, presidente da Associação de Futebol de Beja, já anunciou a candidatura a um próximo mandatoFoto| Firmino Paixão

A Associação de Futebol de Beja encerrou mais uma época desportiva com a realização da sua já tradicional Gala dos Campeões, um momento de convívio e de união entre todos os seus agentes desportivos, em que foram coroados todos os que, objetivamente, foram os melhores.

 

Texto e Foto Firmino Paixão

 

A família do futebol esteve reunida. Jogadores, jovens e menos jovens, treinadores, árbitros, dirigentes de clubes e associativos, todos unidos no sentimento de consagrar os vencedores, aqueles que, no terreno de jogo, foram, efetivamente, os melhores, sem a subjetividade de métodos eletivos, nem de nomeação. Foram os melhores e ponto final! Um momento testemunhado e valorizado pela presença de dirigentes dos organismos nacionais de tutela do futebol, pela presença de alguns autarcas e de patrocinadores locais.

Uma assembleia muito heterogénea, à qual o presidente da Associação de Futebol de Beja (AFBeja), Pedro Xavier, se dirigiu exaltando os diferentes vencedores, sem esquecer o mérito dos vencidos. Mas, sublinhando, sobretudo, “a resiliência dos dirigentes de clubes, que tão fundamental tem sido no desenvolvimento do futebol regional”. Aos atletas, aos treinadores e aos árbitros o dirigente deixou a referência de terem sido, todos eles, individual ou coletivamente, “os responsáveis pelo sucesso de toda a época desportiva”. Pedro Xavier regozijou-se também pelo facto de terem sido atingidos todos os objetivos a que o organismo que dirige se tinha proposto, os quais enumerou: “Crescimento em número de clubes certificados, tendo a AFBeja atingido a maior marca, desde que este processo se iniciou; a manutenção da aposta na formação de treinadores, com a realização de um curso de 2.º nível para treinadores de futebol e um curso de nível 1 para treinadores de futsal; um aumento no número de árbitros, fruto de uma contínua aposta em ações de formação”. E, por fim, aquilo que, seguramente, mais orgulhará os dirigentes locais que dirigem o futebol regional e que Pedro Xavier acentuou com visível entusiasmo, anotando-o como um marco histórico: “O maior número de sempre de atletas inscritos entre futsal e futebol, em todos os escalões”, algo que quantificou em cerca de 4700 atletas, destacando, igualmente, “o maior número de inscrições de atletas femininas”. Tudo isto, ainda assinalou o líder da Associação de Futebol de Beja, “num ano em que batemos o recorde de clubes filiados e de competições realizadas numa época desportiva”.

Porém, ficou por realizar uma competição complementar para a categoria de infantis que foi a Taça Dr. Covas Lima. Com base em tão elevados registos, o aumento dos clubes e dos praticantes, ressalvou Pedro Xavier, “foi possível manter a atividade de 12 seleções distritais que, ao longo da temporada, realizaram um elevado número de treinos e de jogos, que culminaram com a participação em todos os torneios interassociações promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol”. E está ainda por concretizar a presença da seleção de iniciados na 28.ª edição do Torneio Nacional Interassociações Lopes da Silva, que ocorrerá, pela primeira vez, nos municípios de Mealhada e Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, entre os dias 23 e 30, com a participação de 22 associações regionais de todo o País. O cumprimento destas metas, em matéria de seleções jovens, comentou o dirigente, “deve-se em boa parte ao esforço dos clubes e na aposta que muitos fazem na formação”.

Concretizados todos os objetivos que Pedro Xavier recordou, chegou o tempo de olhar para o futuro e, nessa medida, o líder da AFBeja fez notar: “Encaramos estas conquistas, não como um ponto de chegada, mas como um ponto de partida. Por isso, pretendemos dar continuidade ao trabalho desenvolvido, procurando, a cada dia, melhorar a nossa organização interna, no sentido de prestarmos um melhor serviço aos nossos filiados”. Estava, pois, preparado o terreno para um dos momentos chave da intervenção de Pedro Xavier. Vejamos: “É com este foco que olhamos para um futuro que vai para lá de maio de 2025 e é com esta visão que esta direção será candidata a um novo mandato nas eleições do próximo ano”. Uma candidatura que não surpreendeu, num momento em que a Associação de Futebol de Beja caminha para as comemorações do seu centenário, que ocorrerá em 30 de março de 2025.

Comentários