Diário do Alentejo

Casa do Benfica em Almodôvar tem uma forma diferente de promover a marca “Benfica”

07 de abril 2024 - 12:00
“O maior clube do mundo”
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

A Casa do Benfica em Almodôvar não se limita a construir pontes entre o Sport Lisboa e Benfica e os seus adeptos e associados. Vai mais além. É inovadora e criativa. Promove atividades desportivas, de saúde e de bem-estar, para a comunidade onde se insere. Com um reconhecido sucesso.

 

Texto Firmino Paixão

 

“A Casa do Benfica em Almodôvar tem uma grande visibilidade e o Sport Lisboa e Benfica está muito próximo de nós”, garantiu Nuno Rodrigues, atual líder dos órgãos sociais da representação dos encarnados na vila de Almodôvar. Deu como exemplo a recente presença do vice-presidente com o pelouro das Casas, Domingos Almeida Lima, na cerimónia de apresentação das modalidades. “O vice-presidente reconheceu o nosso empenho, admitindo que, se calhar, nesse aspeto, seremos uma das Casas que dá maior visibilidade ao Sport Lisboa e Benfica”, avançou o presidente Nuno Rodrigues, fazendo notar: “Nestes concelhos de menor dimensão, sobretudo, no interior do País, é muito importante o trabalho de divulgação que nós fazemos, porque é o contacto mais próximo que as pessoas têm com o clube”.

Nuno Rodrigues está há cerca de sete meses na presidência da Casa do Benfica em Almodôvar, mas lembrou: “Já fazia parte dos seus órgãos sociais e aceitei este compromisso para dar continuidade ao projeto que nós tínhamos, que está baseado na promoção do desporto, na inclusão da sociedade numa prática desportiva saudável, com bons hábitos de atividade física. Mantivemos, mais ou menos, a mesma direção, a presidência é que mudou, foi esse o meu compromisso”. E reforçou a ideia: “A nossa aposta, como já referi, é no desporto. Desenvolvemos três modalidades, o atletismo, o ciclismo e o BTT. Temos cerca de 50 atletas, sempre com excelentes resultados em qualquer prova em que participamos. Estamos sempre em grande destaque, promovendo o nosso clube e a nossa Casa, pois é para isso que trabalhamos afincadamente todos os dias e, principalmente, aos fins de semana, quando nos deslocamos para as diferentes provas, seja de que modalidade for”. É essa a atividade que marca a diferença. Outras Casas do Benfica em território nacional, até representações de outros grandes clubes nacionais, são meras extensões do clube na promoção do emblema, no reforço da mística, na venda da bilhética, mas em Almodôvar as coisas são bem diferentes. São, na verdade, o prolongamento dos valores associados ao clube, mas são também empreendedores e socialmente ativos. “Nós, além desse trabalho que é o normal nas Casas do Benfica, que é o de sermos representantes do clube nesta localidade, mantemos, simultaneamente, muita atividade desportiva, e já o fazemos há algum tempo, sempre na perspetiva de que isso é uma mais-valia também para o nosso concelho e para a região. Não nos cingimos só à função de Casa do Benfica em si, focamo-nos no desenvolvimento de atividades desportivas, dinamizando-as em conjunto com a comunidade. É uma tradição que temos há bastante tempo e que queremos muito manter”, garantiu Nuno Rodrigues.

Uma das provas mais evidentes dessa tradição é a Volta ao Concelho de Almodôvar em Bicicleta, organização partilhada com o município local, sempre com excelente participação e assinável êxito. “É apanágio do município de Almodôvar e da Casa do Benfica de Almodôvar proporcionarmos excelentes organizações a todos os que nos visitam. Vamos na 16.ª edição da Volta ao Concelho de Almodôvar, quisemos fazer desta, e está conseguido há algum tempo, uma das maiores provas ao nível nacional de ciclismo master, para recebermos cada vez um maior número de ciclistas. É uma prova que está no topo do calendário master amador em Portugal, uma organização que queremos manter e fazer crescer cada vez mais”. Almodôvar é, de resto, uma terra de grande tradição velocipédica, tendo, porventura, em Manuel Caetanita, um dos seus grandes símbolos. Nuno Rodrigues reconheceu-o: “Manuel Caetanita sempre foi uma inspiração para todos nós. Foi um dos grandes impulsionadores do ciclismo em Almodôvar, será sempre uma pessoa respeitada e lembrada por todos nós”.

Como nem só de ciclismo “pedala” a Casa do Benfica de Almodôvar, o atletismo também já apresenta resultados, admitiu o seu dirigente máximo. “Na verdade já vamos conseguindo bons resultados, mas também temos a Escola de Atletismo, através da qual tentamos formar jovens atletas. Temos já um grupinho de cinco ou seis jovens atletas, também a competir e a aprender, mas conseguindo já resultados muito relevantes. Mas no BTT também temos conseguido boas prestações, é uma modalidade com a qual participamos nas diferentes provas regionais e também na Taça do Algarve”.

O exemplo dessa interação com a sociedade, desse empreendedorismo social, é a organização da Rota do Mel e do Medronho, em Santa Clara-a-Nova, competição de BTT inserida na Taça de Maratonas da Cercibeja. Para além do natural reconhecimento da comunidade local, principalmente, dos benfiquistas do concelho de Almodôvar, e do reconhecimento do próprio Sport Lisboa e Benfica, este exemplo de associativismo também foi, recentemente, objeto de uma reportagem no canal “Benfica TV”, com a natural divulgação internacional, algo que reforçou o prestígio desta Casa do Benfica (número 220) além-fronteiras. Fundada em 14 de maio de 2006, caminha para os 18 anos de atividade e conta com cerca de 260 associados, algo que não surpreende, como recordou Nuno Rodrigues: “Somos o maior clube do mundo. Estamos sempre muito próximo das comunidades e temos as portas da nossa sede abertas para recebermos bem toda a gente”.

Comentários