Após o rescaldo do dérbi vai cumprir-se a penúltima jornada deste ano no Campeonato de Portugal. O Campo Carolina Almodôvar Fernandes, no Penedo Gordo, irá receber os três jogos da Taça das Regiões UEFA e estará de regresso o Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja.
Texto | Firmino Paixão
O dérbi regional que opôs o Futebol Clube de Serpa ao Vasco da Gama de Vidigueira mobilizou a atenções do último fim de semana desportivo. Era um jogo que ambos precisavam vencer para escaparem um pouco à preocupante zona da classificação em que se encontram. O empate seria, apenas, um paliativo para qualquer das equipas e os serpenses, jogando em casa e ainda com o eco da grande exibição que assinaram no jogo da Taça de Portugal, frente ao Gil Vicente, reuniam natural favoritismo. Mas sabia-se que o Vasco da Gama não se deslocaria para a “margem esquerda” do Guadiana apenas para cumprir calendário e levaria os seus trunfos.
Os visitados começaram bem, inauguraram o marcador logo aos 23 minutos, num livre muito bem cobrado por Rafael Baião, mas a desvantagem aqueceu a partida, ao ponto de Rodrigo Rodeia ter visto o cartão vermelho aos 37 minutos, por acumulação de amarelos, deixando os vidigueirenses em inferioridade numérica. Sobre o intervalo surgiu o tento do empate, através de uma grande penalidade convertida por Bernardo Godinho. E foi em igualdade no marcador que as equipas foram para o intervalo.
No reatamento surgiu o período de maior inconformismo dos locais e, nessa altura, podem, de facto, queixar-se de falta de sorte (sendo certo que ela também se procura) com oportunidades não concretizadas por falta de pontaria dos executantes ou por oposição dos postes da baliza contrária. O Vasco da Gama lutava como podia e nunca deixou que se notasse a inferioridade numérica. Foi uma equipa guerreira, corajosa e mostrou mais racionalidade na procura do triunfo. Conseguiu-o, no último quarto de hora, com um golo de Isaías Cruz, que gelou a bancada do Campo Manuel Baião, e regressou à Vidigueira com três preciosos pontos. Justo? O Serpa pode queixar-se de falta de sorte, mas o Vasco da Gama também não merecia sair dali derrotado. Vamos em frente. Neste domingo a turma da Vila dos Gamas recebe o último classificado e pode dar mais sustentabilidade ao seu processo de recuperação na tabela. O Serpa jogará em Sintra, em cujo “palácio” reside o quinto classificado da série D. O Elvas, após um empate caseiro, com o Fabril do Barreiro, voltará a jogar no seu recinto, mas com o Lusitano de Évora. Os lusitanistas que venceram, sem surpresa, em Albufeira, por uma bola a zero. O Juventude, derrotado em Loulé, regressará ao Sanches de Miranda para receber o Real de Massamá.
TAÇA DISTRITO DE BEJA
A segunda eliminatória da Taça Distrito de Beja rendeu 27 golos, um terço deles no triunfo do Castrense sobre o Santa Luzia (9-0). Caíram mais três equipas do escalão principal: o Almodôvar, derrotado em Milfontes, o Renascente, que perdeu em Moura, e o Piense, que soçobrou no reduto do Beira Serra Naverredondense, da segunda divisão. Seguirão para a terceira eliminatória os primodivisionários Castrense, Moura, Penedo Gordo e Milfontes, a quem se juntarão ainda o Naverredondense, o Ferreirense, o Albernoense e o Entradense, estes do escalão inferior.
TAÇA DAS REGIÕES UEFA
A fase zona sul da Taça das Regiões UEFA, competição que envolverá as seleções distritais de seniores masculinos das associações de futebol de Beja, do Algarve e de Setúbal, realiza-se a partir de hoje e até domingo, no Campo Carolina Almodôvar Fernandes, em Penedo Gordo. O calendário de jogos (todos às 11:00 horas) será o seguinte: Beja-Algarve (8/12), Beja-Setúbal (9/12), Algarve-Setúbal (10/12).
A seleção vencedora ficará apurada para disputar a fase final do torneio, momento em que será discutido o acesso à UEFA Regions Cup. Os 22 jogadores convocados para a seleção de Beja são os seguintes: Igor Conceição, João Caçoila, Vasco Caçoila. Natã Marciano, Pedro Marciano e Rudi (todos do Penedo Gordo), Ruben Costa (Barrancos), Ussumane Embaló (Aldenovense), Luís Godinho (Almodôvar), João Forreta, João Graça, Jorge Raposo e Rui Pereira (todos do Despertar), Miguel Cruz e Vumi Mpasi (ambos do Castrense), Matheus Silva (Renascente), Vasco Pais (Ferreirense), Duarte Serrano (Aljustrelense), André Figueira e Diogo Mestre (ambos do Piense), Alexandre Portela, Miguel Silvestre e Juslain Babélé, do Odemirense.
2.ª DIVISÃO DISTRITAL
O Campeonato Distrital da 2.ª Divisão prossegue neste fim de semana com a realização da nona jornada, cujo calendário de jogos será o seguinte: Série A (sábado, 9/12), Beringelense-Bairro da Conceição, Albernoense-Faro do Alentejo, Cabeça Gorda-Serpa B e São Domingos-Alvito. Já se realizou o jogo entre o Barrancos e o Salvadense, que terminou com a vitória dos raianos por 5-1. Série B (domingo, 10/12), Negrilhos- -Santa Clara-a-Nova, Aldeia dos Fernandes-Ferreirense, São Marcos-Messejanense, Figueirense- -Sete e Alvorada-Entradense. Série C (sábado, 9/12), Pereirense-Luzianes-Gare, Santaclarense-Amoreiras--Gare e Naverredondense-Santa Luzia. Folga o Boavista dos Pinheiros. Já se cumpriu a partida entre o Ourique e Saboia que terminou com o triunfo dos visitantes por 1-0.
CAMPEONATO DE PORTUGAL
SÉRIE D | 11.ª JORNADA
- Vitória de Setúbal-Oriental 2-0
- Moncarapachense-Sintrense 0-0
- Imortal-Lusitano de Évora 0-1
- O Elvas- Fabril do Barreiro 2-2
- Real Massamá-Barreirense 1-2
- Louletano-Juventude de Évora 2-1
- Serpa-Vasco da Gama 1-2
Classificação
- 1.º Vitória de Setúbal 26
- 2.º Moncarapachense 25
- 3.º Lusitano de Évora 19
- 4.º Louletano 17
- 5.º Sintrense 17
- 6.º Barreirense 17
- 7.º Oriental 16
- 8.º Fabril do Barreiro 15
- 9.º Juventude de Évora 14
- 10.º Vasco da Gama 11
- 11.º Real Massamá 9
- 12.º O Elvas 9
- 13.º Serpa 8
- 14.º Imortal 4
Próxima Jornada: Fabril do Barreiro-Vitória de Setúbal (9/12); Sintrense-Serpa; O Elvas-Lusitano de Évora; Barreirense-Moncarapachense; Juventude de Évora-Real Massamá; Oriental- -Louletano; e Vasco da Gama-Imortal (10/12).
TAÇA DISTRITO DE BEJA
2.ª ELIMINATÓRIA
- Castrense-Santa Luzia 9-0
- Moura-Renascente 2-0
- Juv. Boavista-Penedo Gordo 1-3
- Milfontes-Almodôvar 3-2
- Naverredondense-Piense 1-0
- Bairro da Conceição-Ferreirense 0-1
- Albernoense-Sete 3-0
- Entradense-Beringelense 2-0