Diário do Alentejo

Campeonato Regional da Fundação Inatel Beja 2023/2024 já tem calendário

26 de outubro 2023 - 12:00
A bola vai rolar
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O Campeonato Regional de Futebol de 11 da Fundação Inatel Beja contará com 26 equipas, 18 do distrito de Beja, sete do distrito de Setúbal e uma de Portimão, divididas nas habituais três séries. Tudo a postos para que esta edição de 2023/2024 seja competitiva e bem-sucedida.

 

Texto Firmino Paixão

 

É essa, pelo menos, a convicção de Luís Miguel Pinguinhas, coordenador da área desportiva na delegação de Beja, garantindo ao “Diário do Alentejo” que as expectativas são precisamente iguais àquelas que tiveram no ano passado, essencialmente, na vertente competitiva.

 

Sobre a crescente competitividade da prova, exemplificou: “Há dois anos, o Ginásio de Sines perdeu aqui em Beja a final distrital, aliás, foi o único jogo que perdeu, e venceu o campeonato nacional. No ano passado, o Alvaladense perdeu a final distrital e qualificou-se para a final do campeonato nacional. São questões relevantes, que valorizam um campeonato que é sempre muito competitivo e em que o triunfo nas séries, normalmente, se decide na última jornada”.

 

Questionado sobre o impacto social que este campeonato mantém junto das populações das pequenas terras do interior, adiantou que, “cada vez mais, as pessoas que habitam nesses meios procuram constituir uma associação para formarem uma equipa que possa participar” nos campeonatos da Fundação Inatel.

 

“Sentimos isso, porque todas as pessoas dizem que querem o futebol ao fim de semana, querem a bola a rolar, e, sim, este campeonato acaba por ser um evento importante, que todos procuram ter nas suas terras em todos os fins de semana”.

 

Contudo, aquela pureza do “desporto para os trabalhadores”, consignado nos estatutos da Fundação Inatel, já não é bem a mesma, anuiu. “Quando efetuamos os sorteios, notamos muito que os clubes já olham para o futebol do Inatel de outra forma. Nota-se muito isso. Apesar de os clubes que estão no Inatel serem todos clubes com fracos recursos financeiros, já possuem alguma dimensão, têm estruturas mais organizadas e olham para isto já num plano mais competitivo do que propriamente de puro lazer, apesar de mantermos esta tónica de que é um desporto puramente amador e vocacionado para ser praticado por trabalhadores”.

 

Outro aspeto relevante é o facto de a atividade desportiva nessesmeios populacionais potenciar a beneficiação das suas infraestruturas desportivas, admitiu Luís Miguel. “Temos até o exemplo da atual série A, com nove equipas, em que existem seis ou sete relvados sintéticos. Tenho pena de, em vez de estar a falar de uma percentagem elevada nesta série, não estar a falar de uma cobertura total, porque sou apologista da não existência de campos pelados para a prática do futebol. Até do ponto de vista de uma prática mais saudável existem diferenças entre o jogo no pelado e no sintético. Mas ao nível de condições mais genéricas, cerca de 80 por cento dos clubes que participam neste campeonato já possuem infraestruturas muito aceitáveis. Os que ainda não as possuem, por não terem sido apoiados para isso, tentam procurar ajuda junto das freguesias mais próximas. Mas, de facto, a maioria já possui condições para competirem, por exemplo, nos campeonatos regionais federados”.

 

A edição deste ano terá mais uma equipa do que a anterior. Não obstante terem saído algumas equipas, registou-se o regresso de outras que estavam sem atividade. Ainda assim, acentua-se uma certa inclinação para o litoral, com a participação de um número cada vez mais elevado de equipas do distrito de Setúbal e, neste ano, com a chegada de uma equipa de Portimão, o Sharks United Futebol Clube.

 

“A equipa do Sharks United, na época passada, disputou o campeonato de Lisboa. A situação deles alterou- se porque mudaram-se para a cidade de Portimão. Utilizam as instalações do Portimonense e quiseram inscrever-se no campeonato de Beja. O nosso código desportivo e as suas normas específicas permitem que as equipas se inscrevam em diferentes distritos. Foi o caso deles, cuja inscrição ficou condicionada por arranjarem um campo em Beja para disputarem os jogos em casa, que, neste caso, será o Campo de Jogos do CCD Bairro da Conceição. Foi uma opção que aceitaram e que o código desportivo permite, e nós acabámos por aceitar a sua inscrição. Na verdade, o código desportivo preconiza o ‘Desporto para Todos’, proibindo, no seu artigo 6.º, qualquer forma de discriminação”. 

 

Acresce dizer que, na última época, o Sharks United, fundado em 2019 (tinha morada em Famões e jogava em Belas), disputou o campeonato de Lisboa, alinhando com oito jogadores colombianos, um venezuelano e um brasileiro, algo perfeitamente desenquadrado e em contradição com o espírito do campeonato, o tal futebol para trabalhadores.

 

O coordenador Luís Miguel fez notar: “Acaba por ser uma equipa que tem uma estrutura um pouco diferente, uma equipa que não tem campo próprio, mas, pronto, os regulamentos permitem-no e nós acabámos por os aceitar, com o mesmo agrado com que aceitamos todos os restantes”.

 

Numa última nota, o coordenador assegurou ainda que tudo será feito para que todos os jogos tenham a nomeação de uma equipa de arbitragem.

 

“Infelizmente, esse tem sido um dos nossos problemas nos últimos anos, mas um problema com o qual temos sabido lidar. Na épocpassada não tivemos qualquer jogo em que não estivesse nomeada uma equipa de arbitragem. Nos últimos anos essa tem sido uma constante. Temo-nos confrontado com algumas dificuldades, bastantes até, mas temo-las superado e conseguido que todos os jogos tenham equipas de arbitragem, Contamos que nesta época continue a ser assim. Mas é um problema transversal a outros campeonatos. Não há árbitros, nós temos pessoas com idade perfeitamente já fora do limite, mas existe muita dificuldade em encontrar alternativas”.

 

O campeonato inicia-se no dia 4 de novembro para a série B, no dia 5 para a série A e no dia 19 para a série C, e a Taça Fundação Inatel começará no dia 26 de novembro.

 

SÉRIE A | 1.ª Jornada (05/novembro):

  • Olival Queimado-Santa Vitória;
  • Santa Cruz-Alvaladense;
  • Ginásio de Sines-Alvaladense;
  • Porto Covo-Penedo Gordo;

Folga o Sharks United;

 

SÉRIE B | 1.ª Jornada (04/novembro):

  • São Matias-Brinches;
  • Trindade-Safara;
  • Santo Aleixo-Sanjoanense;
  • Quintos-Ficalho;

Folga o Povoense;

 

SÉRIE C | 1.ª Jornada (19/novembro):

  • Malavado-Cavaleiro;
  • Vale Figueira-Colense;
  • São Francisco da Serra- Longueira;
  • Relíquias-Campo Redondo;

 

TAÇA FUNDAÇÃO INATEL | 1.ª ELIMINATÓRIA (26/novembro):

  • Porto Covo-Cavaleiro;
  • Brinches-Louredense;
  • Safara-Trindade;
  • Campo Redondo-Penedo Gordo;
  • Sanjoanense-São Francisco da Serra;
  • Malavado-Santo Aleixo;
  • Santa Cruz-Quintos;
  • Vale Figueira-Relíquias;
  • Ficalho-Colense;
  • Povoense-Sharks United;

Isentos: Santa Vitória, Longueira, Ginásio de Sines, Alvaladense, Olival Queimado e São Matias.

Comentários