Terminada a primeira ronda do Torneio de Futebol Infantil “Beja Cup” 2023, com a competição destinada aos escalões de sub/7, sub/9, sub/11 e sub/14, a avaliação intermédia que a organização faz é bastante positiva.
Texto Firmino Paixão
Hoje, porém, 16 de junho, o momento é de celebração do 107.º aniversário do Clube Desportivo de Beja, com a presença dos veteranos do Sporting Clube de Portugal, a homenagem, a título póstumo, ao antigo jogador Hilton Targino e a atribuição de faixas às jovens equipas de benjamins e de iniciados.
Mais de meia centena das 74 equipas (de 34 clubes) inscritas nesta edição do Beja Cup competiu, no passado fim de semana, em mais de 40 jogos, repartidos pelos três relvados do Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, e no Campo Carolina Almodôvar Fernandes, no Penedo Gordo.
Amanhã, inicia-se a segunda ronda do torneio, entrando em ação as equipas dos escalões de sub/10 (12 equipas) e sub/13 (12 equipas) masculinos e dos sub/16 femininos (seis equipas). Mais de um milhar de jovens futebolistas à procura de um sonho que só aos sobredotados será permitido concretizarem. Ainda assim fica a emoção de ver tantos jovens a praticar desporto.
Francisco Agatão, o “padrinho” do Beja Cup, disse ao “Diário do Alentejo”: “Mais importante do que sonhar é eles poderem estar felizes por participarem num torneio com a magnitude que o Beja Cup está a conseguir”.
O antigo atleta do clube revelou: “O primeiro fim de semana foi muito importante. Os mais de 500 jovens que competiram nesta primeira ronda do torneio, e que aqui estiveram com os seus familiares, desfrutaram de um fim de semana fantástico. Parabéns aos que conseguiram os melhores resultados, mas parabéns também para todos os outros, não só por nos terem visitado, privilegiando-nos com a sua presença, mas também pelo colorido que trouxeram a esta competição, pela sua forma de estar, com tanta alegria, porque, o que nós realmente pretendemos é ver todos os meninos felizes. Esse é, para nós, um motivo de grande satisfação e, só por isso, já vale a pena nós organizarmos este torneio”.
Numa avaliação intermédia, Agatão considerou que “o balanço é extremamente positivo. O retorno que temos tido de toda a gente vai nesse sentido. Ficam, de alguma forma, surpreendidos com o número de pessoas que nós temos connosco, formando uma equipa que permite lançarmo-nos na organização de um torneio com esta dimensão, e quando dizemos que a comissão administrativa do clube é composta por 13 pessoas, ficam surpreendidos”.
Ponderado todo o seu passado desportivo, quer como jogador, quer como treinador, Francisco Agatão revela o que sente quando olha para um evento de tamanha grandeza.
“O sentimento é o de dever cumprido. Sou eu que dou a cara, sou eu que falo, sinto-me privilegiado por isso, mas ao meu lado está uma equipa que merece muito mais elogios do que que eu. Todos eles é que são as grandes referências desta organização, eles é que são a grande alma deste Beja Cup. Eu dou o meu trabalho, dou a minha cara, mas, claramente, que as pessoas que estão ao meu lado nesta comissão do Clube Desportivo de Beja são os grandes obreiros de tudo isto, e daí as minhas sinceras palavras de amizade e, sobretudo, de agradecimento, por tudo aquilo que dão ao clube”.
A festa vai prosseguir, no dia de amanhã e no domingo, em que voltarão mais umas largas centenas de jovens atletas aos relvados, confirmou o dirigente bejense.
“Será mais um momento de festa. Sobretudo pela importância de podermos disponibilizar a toda a gente não só o saber estar e receber, que é muito próprio do povo alentejano, algo que é comum a todos nós, mas vamos continuar, durante os próximos dois dias, a desfrutar de momentos de alegria, de partilha, de vivências e festejaremos o futebol. O escalão sub/16 feminino vai estar também em atividade e acreditamos que será mais um grande fim de semana, dignificando o clube e a cidade de Beja, também o município, que nos apoia significativamente, e todos aqueles que, atrás de nós, em termos de apoios e patrocínios, nos dão uma força tremenda para que o Beja Cup se possa organizar com esta dimensão”.
Nesta sexta-feira celebra-se o 107.º aniversário do clube. Importa recordar que o Clube Desportivo de Beja é a continuação da coletividade desportiva que se designava por Luso Sporting Clube (art.1.º dos estatutos), ao qual, em 8 de setembro de 1947, aderiram coletivamente o União Sporting Clube e o Pax-Júlia Atlético Clube.
No art.º 2.º ficou expresso que a data de fundação do Clube Desportivo de Beja seria 16 de junho de 1916, por ser essa a data de fundação do Luso Sporting Clube, de que o CD Beja é a continuação.
Francisco Agatão, antigo jogador deste emblema, reconheceu que o dia de hoje “será um momento muito bonito e uma boa oportunidade para nos reunirmos. Grande parte dos antigos jogadores está fora de Beja, não nos vemos há algum tempo, são pessoas que, outrora, representaram o Desportivo e, certamente, gostarão de voltar a vestir a camisola do clube, honrando-a, para disputarmos um jogo amigável com os veteranos do Sporting Clube de Portugal, clube a quem agradecemos pela sua disponibilidade imediata em virem a Beja felicitar-nos e honrar-nos com a sua presença”.
Francisco Agatão concluiu, acrescentando: “Será mais um momento de festa e de emoção, porque aproveitaremos, também, para homenagear uma das grandes figuras que representou o Clube Desportivo de Beja, o Hilton Targino, que recentemente nos deixou, mas que estará sempre presente nos nossos corações. Depois também entregaremos as faixas de campeão aos nossos iniciados, que venceram o distrital da categoria e foram promovidos ao campeonato nacional, e aos nossos benjamins que, não sendo campeões, porque nesta liga não se distinguem campeões, fizeram um percurso extraordinário e receberão umas faixas. Teremos um clima de festa, de alegria e, necessariamente, de alguma emoção”.