Serpa e Vasco da Gama ainda não têm a manutenção garantida e faltam apenas 90 minutos para terminar o Campeonato de Portugal. Está na hora da calculadora. Sem necessidade, diremos. Quantos pontos foram cedidos em casa, em jogos em que a vitória esteve ao seu alcance?
Texto Firmino Paixão
Só por milagre os dois clubes que representam a Associação de Futebol de Beja no Campeonato de Portugal se salvarão da despromoção.
Poderá ficar um, poderão ficar os dois ou nenhum. Vasco da Gama e Oriental Dragon estão acima da linha de água, com 36 e 35 pontos respetivamente. Praiense e Serpa estão submersos, com 34 e 33 pontos. O Esperança de Lagos juntou-se ao Angrense, ao Ferreiras e ao Olhanense no lote das equipas que já desceram aos regionais.
Faltam preencher duas vagas e os candidatos são quatro. O Imortal de Albufeira, com o triunfo que conseguiu no terreno do vizinho Olhanense, juntou-se ao lote de equipas que já garantiram a continuidade neste patamar. O Vasco da Gama jogará, no domingo, no recinto do Praiense.
Ganhando, assegurará a manutenção, e o empate até pode chegar, porque no jogo da primeira mão venceu os açorianos por 2-0. O Serpa recebe o Angrense, obrigado a vencer, mas só se manterá no nacional se o Oriental Dragon empatar, ou perder, em Albufeira, com o Imortal e se o Praiense empatar ou perder com o Vasco da Gama.
Ou seja, em igualdade de pontos o Vasco da Gama tem vantagem sobre o Serpa, está em desvantagem perante o Oriental Dragon e venceu o Praiense em casa.
O Serpa está em vantagem com o Oriental Dragon, em desvantagem com o Praiense e com o Vasco da Gama. São muitas contas, não é? O ideal seria que se mantivessem as duas equipas sul alentejanas, às quais se juntaria, no início da próxima temporada, um terceiro representante do distrito, o vencedor do campeonato principal da Associação de Futebol de Beja. Vamos acreditar que sim.
Da penúltima jornada veio essa vitória, justa, mas muito difícil, do Vasco da Gama sobre o Ferreiras (na foto), com um resultado que não espelha as dificuldades por que os alentejanos passaram para vencer esta aguerrida equipa algarvia que, mesmo despromovida, vendeu caros os pontos que deixou em Vidigueira.
O Serpa, sabia-se, passaria por dificuldades na Tapadinha, o recinto do líder, obrigado a vencer para manter o primeiro lugar da série D e não ser ultrapassado pelo Lusitano de Évora. Num jogo com sete golos, a derrota tangencial dos serpenses espelha a enorme entrega e atitude que os comandados de João Daniel Rico puseram em campo para saírem do recinto dos lisboetas, pelo menos, com um ponto. Não foi possível, por isso as coisas ficaram mais difíceis.
Os clubes eborenses, ambos com a manutenção garantida, tiveram sorte diferente na jornada anterior. O Juventude perdeu, tangencialmente, em casa do Rabo de Peixe e o Lusitano ganhou em Angra do Heroísmo. Os lusitanistas ainda lutam com os alcantarenses pelo 1.º lugar da série.
O Atlético já garantiu a presença na segunda fase, ao Lusitano falta um ponto mas, neste domingo, receberá o Rabo de Peixe, 3.º da pauta, também candidato, com quem perdeu na primeira volta por uma bola a zero. Para este domingo, já ficou o registo da deslocação do Vasco da Gama à cidade açoriana de Praia da Vitória e a receção do Serpa ao emblema de Angra do Heroísmo.
Resultados Série D (25.ª Jornada):
- Rabo de Peixe-Juventude, 0-1;
- Angrense-Lusitano, 0-2;
- Oriental Dragon-Praiense, 2-1;
- Vasco da Gama-Ferreiras, 3-1;
- Fabril-Esperança de Lagos, 3-0;
- Atlético-Serpa, 4-3;
- Olhanense-Imortal, 0-2;
Classificação:
- 1.º Atlético, 49 pontos;
- 2.º Lusitano de Évora, 48 pontos;
- 3.º Rabo de Peixe, 45 pontos;
- 4.º Juventude de Évora, 43 pontos;
- 5.º Fabril, 39 pontos;
- 6.º Imortal, 38 pontos;
- 7.º Vasco da Gama, 36 pontos;
- 8.º Oriental Dragon, 35 pontos;
- 9.º Praiense, 34 pontos;
- 10.º Serpa, 33 pontos;
- 11.º Esperança de Lagos, 31 pontos;
- 12.º Angrense, 17 pontos;
- 13.º Ferreiras, 16 pontos;
- 14.º Olhanense, 14 pontos;
Próxima Jornada (16/abril):
- Praiense-Vasco da Gama;
- Juventude de Évora-Fabril;
- Serpa-Angrense;
- Esperança de Lagos-Olhanense;
- Lusitano de Évora-Rabo de Peixe;
- Imortal-Oriental Dragon;
- Ferreirense-Atlético;
1.ª DIVISÃO DISTRITAL
Cumprir-se-á no domingo a 5.ª e última jornada da primeira volta da segunda fase, quer na poule de subida, quer na de manutenção. Os prognósticos estão cada vez mais difíceis, porque as rondas mais recentes terminaram com alguma imprevisibilidade nos resultados e a do passado fim de semana não foi exceção.
Comecemos pela vitória do Sporting de Cuba no terreno do Moura, interrompendo uma série de resultados positivos (quatro vitórias e um empate) que os mourenses vinham assinando, após a chegada de José Luís Prazeres ao clube.
Depois, o empate consentido pelo Mineiro Aljustrelense ante o Despertar, quinto consecutivo dos tricolores, três deles no seu reduto.
Depois, ainda o triunfo, categórico, do Castrense, em São Teotónio, perante um Renascente que, nas últimas 10 jornadas, apenas tinha sofrido uma derrota (em casa com o Moura). Como resultado desta dissonância de resultados com a teoria do favoritismo, o Mineiro ainda lidera, mas apenas com mais um ponto que o Despertar e o Castrense, e, na próxima ronda, jogará exatamente em Castro Verde, enquanto o Despertar receberá o Moura.
Na fase de manutenção, os triunfos do Piense e do Odemirense deixaram-nos em lugares de maior tranquilidade.
Resultados 2.ª Fase Série Subida (4.ª Jornada):
- Aljustrelense-Despertar, 1-1;
- Renascente-Castrense, 0-3;
- Moura-Sporting de Cuba, 0-1;
Classificação:
- 1.º Aljustrelense, 51 pontos;
- 2.º Despertar, 50 pontos;
- 3.º Castrense, 50 pontos;
- 4.º Moura, 40 pontos;
- 5.º Renascente, 34 pontos;
- 6.º Sporting de Cuba, 30 pontos;
Próxima Jornada (16/abril):
- Despertar-Moura;
- Castrense-Aljustrelense;
- Sporting de Cuba-Renascente;
Resultados 2.ª Fase Série Manutenção (4.ª Jornada):
- Piense-Penedo Gordo, 2-1;
- Odemirense-Almodôva, 2-1;
Folgou o Milfontes
Classificação:
- 1.º Odemirens, 28 pontos;
- 2.º Piense, 25 pontos;
- 3.º Milfontes, 24 pontos;
- 4.º Penedo Gordo, 21 pontos;
- 5.º Almodôvar, 7 pontos;
Próxima Jornada (16/abril):
- Almodôvar-Piense;
- Penedo Gordo-Milfontes;
Folga o Odemirense
2.ª DIVISÃO DISTRITAL
Os jogos deste campeonato retomam-se no dia de amanhã, com um interessante confronto entre o Mértola United e o Albernoense, 1.º e 2.º classificados desta fase final. Na Taça de Honra da 2.ª Divisão vai jogar-se, apenas, nas séries A e B.
Próxima Jornada 2.ª Fase (6.ª Jornada) (15/abril):
- Aldenovense-Santaclarense;
- Boavista dos Pinheiros-São Marcos;
- Mértola United-Albernoense;
TAÇA DE HONRA
Próxima Jornada Série A (5.ª Jornada) (15/abril):
- Entradense-Ourique;
- Beringelense-Amarelejense;
Próxima Jornada Série B (4.ª Jornada) (15/abril):
- Negrilhos-Messejanense;
- Salvadense-Santa Luzia;