O Futebol Clube Alvaladense, o Grupo Desportivo e Recreativo Luzianes Gare e os Rituais Aldeia Clube Futebol (Safara) lideram as três séries da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel Beja, a uma jornada do final. O Ginásio de Sines e o Louredense Futebol Clube são finalistas da Taça.
Texto Firmino Paixão
Quase concluída a primeira fase da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel, delegação de Beja, ainda se fazem algumas contas quanto a possíveis qualificações para a fase seguinte da competição. Na verdade, apenas nas séries B e C as contas estão definitivamente arrumadas.
Na série B, o Luzianes Gare dispõe de uma vantagem de quatro pontos para o segundo classificado, o São Francisco da Serra, diferença que lhe permitirá regressar de Campo Redondo, onde disputa o próximo jogo, com qualquer resultado, sem beliscar a sua presença na fase decisiva da prova.
Também a formação dos Rituais de Safara assegurou já uma apreciável vantagem de sete pontos para o segundo classificado, o Trindade, que lhe garante a qualificação para a fase seguinte da competição, mesmo sem atuar na ronda decisiva desta fase, já que lhe competia visitar a formação de Jungeiros, que abandonou prematuramente a competição.
Na série A, porventura a mais competitiva, onde têm estado a competir o campeão regional da época passada, o Olival Queimado, de Alcácer do Sal, o vencedor da Taça Fundação Inatel da última temporada desportiva, o Faro do Alentejo e, assinale-se, o campeão nacional, o Ginásio Clube de Sines, ainda nenhuma equipa conseguiu a qualificação para a segunda fase, estando tudo dependente na derradeira jornada, marcada para o dia 15 de abril.
Vejamos: o líder da série é o Alvaladense, tem 28 pontos, mais um do que o trio constituído pelo Olival Queimado, Faro do Alentejo e Ginásio de Sines. A formação de Alvalade Sado jogará, em casa, com o Faro do Alentejo, o Ginásio de Sines visitará o Santa Vitória, sexto da pauta de pontos, e o Olival Queimado receberá o Alfundão.
Ora, no pressuposto de que os sinienses e os alcacerenses têm partidas com adversários acessíveis, em terrenos onde podem conquistar os três pontos, só a vitória do Alvaladense sobre a turma do concelho de Cuba lhe garantirá o primeiro lugar e o acesso direto à segunda fase.
O empate não serve, e uma possível vitória do Faro do Alentejo só qualificará a equipa se o Olival Queimado não ganhar ao Alfundão, o que se afigura como pouco possível, uma vez que o conjunto do concelho de Ferreira do Alentejo ainda não ganhou qualquer partida e só empatou três.
A segunda etapa da prova disputar-se-á entre os três primeiros classificados de cada série, aos quais se juntará o melhor segundo classificado, encontrado através do melhor coeficiente entre os pontos conquistados e os jogos realizados.
Uma vaga que deverá ser ocupada por uma das equipas da série A (Olival Queimado, Faro do Alentejo ou Ginásio de Sines) ou da série C (Trindade) que consiga classificar-se na segunda posição, uma vez que estas poules tiveram apenas oito clubes, ao contrário da série B, que contou com nove.
Uma nota, também, para a ausência do Louredense Futebol Clube (não obstante a sua qualificação para a final da taça) da fase final do campeonato. Longe vão os tempos em que a formação axadrezada, de Santa Clara do Louredo, era presença habitual nos melhores momentos desta competição amadora.
Resultados Série A (13.ª Jornada):
- Penedo Gordo-Olival Queimado, 1-5;
- Alfundão-Santa Vitória, 0-0;
- Faro do Alentejo-Louredense, 1-0;
- Ginásio de Sines-Alvaladense, 3-1;
Classificação:
- 1.º Alvaladense, 28 pontos;
- 2.º Olival Queimado, 27 pontos;
- 3.º Faro do Alentejo, 27 pontos;
- 4.º Ginásio de Sines, 27 pontos;
- 5.º Louredense, 15 pontos;
- 6.º Santa Vitória, 14 pontos;
- 7.º Penedo Gordo, 6 pontos;
- 8.º Alfundão, 3 pontos;
Próxima Jornada (15/abril):
- Santa Vitória-Ginásio de Sines;
- Alvaladense-Faro do Alentejo;
- Louredense-Penedo Gordo;
- Olival Queimado-Alfundão (16/4);
Resultado Série B (17.ª Jornada):
- Luzianes Gare-Cavaleiro, 9-0;
- Relíquias-Porto Covo, 3-0;
- São Francisco da Serra-Malavado, 4-2;
- Longueira-Campo Redondo, 1-2;
Classificação:
- 1.º Luzianes Gare, 32 pontos;
- 2.º São Francisco da Serra, 28 pontos;
- 3.º Campo Redondo, 28 pontos;
- 4.º Vale Figueira, 27 pontos;
- 5.º Malavado, 21 pontos;
- 6.º Relíquias, 18 pontos;
- 7.º Longueira, 17 pontos;
- 8.º Porto Côvo, 14 pontos;
- 9.º Cavaleiro, 8 pontos;
Próxima Jornada (15/abril):
- Campo Redondo-Luzianes Gare;
- Porto Covo-Longueira;
- Vale Figueira-Relíquias;
- Cavaleiro-São Francisco da Serra (16/abril);
Resultados Série C (13.ª Jornada):
- Quintos-UAI Ficalho, 2-3;
Povoense-Santo Aleixo, 4-1;
Rituais Safara-Trindade, 1-0;
Folgou a Sanjoanense;
Classificação:
- 1.º Rituais de Safara, 36 pontos;
- 2.º Trindade, 27 pontos;
- 3.º Povoense, 26 pontos;
- 4.º UAI Ficalho, 21 pontos;
- 5.º Sanjoanense, 16 pontos;
- 6.º Santo Aleixo, 11 pontos;
- 7.º Quintos, 10 pontos;
- 8.º Jungeiros, 0 pontos;
Próxima Jornada (15/abril):
- Trindade-Povoense;
- Jungeiros-Rituais de Safara;
- Santo Aleixo-Quintos;
Folga o UAI Ficalho.
TAÇA INATEL BEJA
O Louredense e o Ginásio Clube de Sines disputarão (em data ainda não revelada) a final da Taça Fundação Inatel, competição que nesta época 2022/2023 teve o seguinte percurso: 1.ª eliminatória: Ficalho-Ginásio de Sines, 1-2; Faro do Alentejo-Penedo Gordo, 3-0; Relíquias-São Francisco da Serra, 2-1; Luzianes Gare-Trindade, 0-1; Malavado-Sanjoanense, 0-3; Cavaleiro-Vale Figueira, 1-2; Rituais Safara-Porto Côvo, 2-0; Povoense-Alfundão, 2-0. 2.ª eliminatória: Trindade-Santa Vitória, 2-1; Louredense-Campo Redondo, 3-2; Povoense-Olival Queimado, 1-1 (3-2 gp); Quintos--Jungeiros, 1-0; Faro do Alentejo-Alvaladense,1-2; Relíquias-Vale Figueira, 1-2; Longueira-Rituais Safara, 0-2; Malavado-Ginásio de Sines, 1-1 (4-5 gp). 3.ª eliminatória: Quintos-Louredense, 1-2; Alvaladense-Trindade, 1-0; Vale Figueira-Ginásio de Sines, 0-1; Rituais Safara-Povoense, 11 (5-4 gp). Meias-finais: Louredense-Alvaladense, 1-1 (4-3 gp); Rituais Safara-Ginásio de Sines, 0-1.