Diário do Alentejo

Liga Mineiro promove o crescimento e valorização dos jovens atletas

06 de fevereiro 2023 - 12:00
As crianças à volta de uma bola
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O Estádio Municipal de Aljustrel viveu um dia cheio. Um dia completo na ternura dos meninos. Eram muitos, quase uma centena, todos cheios de infindáveis e misteriosos sonhos. Um dia cheio de cor, de brilho, de orgulho, estampado nas diferentes camisolas das crianças que corriam atrás da bola. E eram tantos os meninos e meninas à volta de uma bola.

 

Texto Firmino Paixão

 

Um dia cheio pelo amor dos pais aos seus candidatos a futebolistas. Mas também um dia e uma oportunidade para fortalecer a mística do emblema tricolor, que caminha para o 90.º aniversário e, vivendo um novo tempo, fortalece os seus pilares.

 

O relvado do municipal da Vila Mineira foi curto para conter a irreverência de tantas crianças que disputaram a terceira jornada da Liga Mineiro, nas categorias de petizes e traquinas. Viam-se gestos copiados aos profissionais, viam-se dribles à Messi, viam-se festejos de golos ao jeito do Cristiano, mas também cabelos com madeixas alouradas, à Neymar. O que faz esse quarto poder, sobretudo, pouco tempo após mais um mundial onde se viram tantas estrelas a cintilar.

 

Enquadrados pelos diferentes técnicos, os pequenos génios privilegiavam o contacto com a bola e a procura do golo, em lugar de observarem a tática. O desportivismo era, tem de ser, um princípio preponderante.

 

A docente Ana Beatriz Afonso, também técnica dos meninos do Mineiro, coordenava as operações. Recebeu-nos com um sorriso largo e com uma disponibilidade imediata para nos revelar a forma, o conteúdo e o objetivo desta Liga Mineiro, que promete muitas mais edições.

 

“A Liga Mineiro é um projeto que tinha sido idealizado há algum tempo e que nós, nesta época, decidimos pôr em prática”, notou Ana Beatriz, justificando que “a Associação de Futebol de Beja tem ‘encontros’ para estas categorias, mas são realizados em pavilhão e nós, como estamos a trabalhar muito direcionados para futebol, achámos que seria muito proveitoso criar alguns momentos desse tipo, mas ao ar livre, no campo de futebol”.

 

Em face desse conceito, adiantou: “Decidimos organizar esta Liga Mineiro, que se realiza, normalmente, uma vez por mês, conforme a disponibilidade do estádio”. As primeiras edições realizaram-se em novembro e dezembro, a terceira ocorreu há poucos dias, a próxima está agendada para o dia 25 deste mês.

 

Aos miúdos do Mineiro juntaram-se, nesta etapa, os jovens do Alvaladense, Desportivo de Beja, Castrense, Almodôvar, Sporting de Cuba e Penedo Gordo e, nas próximas edições, as escolhas serão diferentes, como garantiu Ana Beatriz.

 

“Queremos alargar os convites a clubes dos distritos de Faro e de Setúbal, aliás, tem sido essa a nossa aposta, para que os miúdos tenham experiências diferentes, através da competição com diferentes valores, porque essa é a forma de lhe proporcionarmos vivências que os ajudarão a crescer e a valorizar-se”.

 

Contudo, fez notar: “Esta é a semente para o futuro do Sport Clube Mineiro Aljustrelense. Temos, neste momento, 34 crianças nestes escalões, mas o principal objetivo é que eles e elas façam o que gostam, que sejam felizes e gostem de estar aqui connosco. É por isso que trabalhamos, todos os dias, para eles”.

 

Comentários