Diário do Alentejo

Baja TT Sharish Gin com fantástica adesão

23 de setembro 2022 - 12:00
Mais de duas centenas de equipas inscritas
Foto | DRFoto | DR

Texto Firmino Paixão

 

Começou a contagem decrescente para o arranque da Baja TT Sharish Gin. Equipas e pilotos ultimam agora os preparativos para esta prova alentejana que atravessará as magníficas pistas dos concelhos de  Reguengos de Monsaraz, Mourão, Redondo e Évora. 

 

A prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense será a quinta jornada  do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM48 da FPAK.

 

Está confirmada a presença de 58 equipas, com os nomes sonantes de João Ferreira (Mini), o líder do campeonato, Tiago Reis (Toyota), campeão nacional, João Dias (Can-Am), Alejandro Martins (Mini), João Ramos (Toyota) e o espanhol Luís Recuenco (Mini) entre outros.

 

Na categoria de SSV, a mais concorrida, estão inscritos 70 pilotos. O pódio atual é liderado pelo campeão Roberto Borrego, seguido por Gonçalo Guerreiro, líder entre os juniores, e Nelson Caxis, em 3.º lugar.

 

Depois deste trio e entre os  pilotos que estarão presentes na prova alentejana, os melhores pontuados são João Monteiro, Luís Cidade,  Sérgio Batista e Pedro Grancha, todos em Can-Am. 

 

Nas motas estão inscritos 68 pilotos, dos quais 23 participam na classe Hobby. O campeão António Maio  (Yamaha) mantém a liderança, que ocupa desde o início da temporada, tendo triunfado em quatro das cinco  provas já disputadas. Em 2.º lugar está Micael Simão (GasGas), liderando na classe TT3, seguido por Martim Ventura (Yamaha) que lidera ainda a classificação Júnior.

 

Por sua vez, a categoria Quad vai contar com 22 pilotos inscritos. João Vale, que foi vencedor das provas de Góis, Ferraria,  Oeste e Loulé, é o primeiro classificado, seguido de Fernando Cardoso e Rafael Carvalho,  vencedor da jornada inaugural do CNTT 2022.

 

A competição da FMP, prova que terá um total de 509,88 km, incluindo as ligações, arranca hoje, dia 23, com as habituais verificações técnicas e o prólogo de 10 quilómetros. A cerimónia de partida está marcada para as 20:45 horas.

 

Amanhã, dia 24, será disputado o setor  seletivo de 175,50 quilómetros, repetido no domingo.  

 

A competição automóvel, com um total de 554,30 quilómetros, incluindo as ligações, também tem início marcado para hoje, dia 23, com as verificações técnicas e o prólogo de 10 quilómetros. A cerimónia de partida sai do Parque Fechado pelas 22:30 horas.

 

Amanhã são realizados dois  setores seletivos, um de 65 e 150 quilómetros. No domingo repete-se a passagem de 150 quilómetros.

 

A competição auto é ainda pontuável para o Troféu Grande Lago Alqueva, enquanto a competição FIM/FMP servirá a pontuação da Taça da Europa de Bajas, do Campeonato  Nacional de Todo-o-Terreno e da Taça Yamaha YXZ1000R.

 

Comentários