Diário do Alentejo

Maratona de BTT “Trilhos da Figueira” condicionada pela meteorologia

25 de julho 2022 - 14:25
‘Cavaleiros’ nos trilhos da Figueira
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O colorido das camisolas, as silhuetas dos ciclistas e o ruído das pedaleiras voltaram a percorrer os trilhos da freguesia de Figueira dos Cavaleiros, após dois anos de ausência de competição na Terra do Melão.

 

Texto Firmino Paixão

 

 A VII Maratona de BTT Trilhos da Figueira, voltou, finalmente, aos campos em redor de Figueira dos Cavaleiros. Com dois percursos, meia-maratona e maratona, alterados à última hora, devido às restrições impostas pelo elevado risco de incêndio (proibição de acesso a espaços florestais), o Clube BTT Figueirense conseguiu repor esta organização no seu calendário e, este ano, incluída na Taça de Maratonas BTT Cercibeja 2022. Luís Costa, rosto principal da organização, adiantou ao “Diário do Alentejo” que “foi difícil reunirmos as condições para regressarmos, após essa paragem de dois anos e agora deparámo-nos com outro contratempo, que foram as temperaturas muito elevadas, mas com muito trabalho e muita vontade, conseguimos organizar esta prova para recebermos os atletas na nossa freguesia, e estamos muito felizes por termos conseguido repor esta competição no calendário”.

 

Os objetivos, como clarificou o dirigente da BTT Figueirense, passam por darem a conhecer a freguesia. “Esta organização é uma forma de trazermos aqui pessoas para conhecerem este nosso território, é um evento que traz sempre muita gente de várias origens e, por isso, é um bom instrumento para darmos a conhecer a freguesia de Figueira dos Cavaleiros e passarmos às pessoas a mensagem de que estão na Terra do Melão”.

 

Os percursos, um de 45km (meia-maratona) outro de 65km (maratona) estavam criteriosamente desenhados, cumprindo as exigências técnicas e competitivas, tão ao gosto dos concorrentes. Ainda assim, adiantou Luís Costa, houve imprevistos. “Nós tivemos que, à última hora, alterar os percursos iniciais, devido ao elevado risco de incêndios e transformámo-lo num circuito onde a meia maratona deu duas voltas e a maratona três voltas, mas foi um circuito engraçado. Contudo, o principal objectivo é que os atletas se divirtam, que usufruam desta passagem pela nossa terra e que possam competir com toda a segurança, para que fiquem com vontade de cá voltar em próximas oportunidades”.

 

Quase duas centenas de participantes vindos de vários pontos do país e até do país nosso vizinho, uma participação que tem vindo a crescer à medida que os concorrentes vão abandonando algum receio, justificado com o risco pandémico. A organização porém, ficou satisfeita com o número de presenças. “Acho que os atletas já não têm assim tanto receio de competir, antes pelo contrário, estão com saudades e com muita vontade de voltar às rotinas normais, contámos com 173 atletas, uma participação que corresponde ao que habitualmente tivemos em anteriores edições”.

 

Outra característica do evento foi a solidariedade, num primeiro momento porque foi uma das sete provas que pontuam para Taça de Maratonas da Cercibeja – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Beja (ficam a faltar as provas Trilhos de Mombeja e Beja Bike Race), depois porque a iniciativa também apoiou um jovem da freguesia, confirmou Luís Costa. “Sim, de facto, esta prova é uma das organizações inseridas na Taça das Maratonas da Cercibeja, fomos convidados para integrarmos o conjunto de provas pontuáveis para este troféu, mostrámos logo a nossa abertura e ficámos super felizes por podermos ajudar a Cercibeja. Por outro lado, sempre que fazemos a maratona tentamos apoiar o Henrique, um menino aqui da terra, que precisa da solidariedade das pessoas, através da doação de fundos ou das tampinhas que amenizem os custos dos seus tratamentos”.

 

Outro dos eventos do BTT Figueirense é a prova de Resistência em BTT Trilhos do Melão, suspenso desde 2019, explicou. “Sim esteve programada uma prova de resistência que acabou cancelada devido à pandemia Covid-19. Era uma prova integrada no programa da Feira do Melão, uma forma de trazermos pessoas para lhes mostrarmos a nossa feira, que também não se realizou em 2019, nem em 2020 e, este ano, também não se realizará, pelo que é um evento que ficará em aberto para quando aquele certame se voltar a realizar”. Contudo, existem sinais de que o BTT Figueirense está no bom caminho e recomenda-se. “Estamos bem, temos estabilidade e estamos sempre prontos para organizarmos estes eventos e para mostrarmos a nossa freguesia, mas também para a divulgarmos quando vamos pedalar noutras partes do país, pois temos muitos atletas que participam em provas nesta região e, sempre que podemos, também vamos para outras paragens”, concluiu Luís Costa.

 

VII MARATONA DE BTT TRILHOS DA FIGUEIRA

 

Classificações - Geral Meia-Maratona Femininos (45km)

  • 1.ª Marta Várzea (UCA Évora), 1h50’00;
  • 2.ª Liliana Florência (Almeirim), 1h50’.10;
  • 3.ª Sónia Carvalho (Escala Visual), 1h54’34;

 

Classificações - Geral Meia-Maratona Masculinos (45 km)

  • 1.º  Fábio Rosado (Despertar Sc), 1h22'38;
  • 2.º Diogo Pereira (BTT Grândola), 1h22'39;
  • 3.º Casimiro Caneiras (BTT Figueirense), 1h22'39;

 

Classificações -  Geral Maratona Masculinos (65km)

  • 1.º João Casado (Escala Visual), 2h01'08;
  • 2.º António Faísco (BTT Seia), 2h01'10;
  • 3.º José Rafael Rato (BTT Aguiar), 2h01'10;

Classificações -  Geral Maratona E-Bikes (65km)

  • 1.º João Gato (CCA Paio Pires), 1h44'59;
  • 2.º Nuno Azevedo (MaratecaRiders), 2h00'53;
  • 3.º Vítor Costa (Evo Team), 2h40'00; 

 

Comentários