Com o Vasco da Gama, de Vidigueira, a festejar o título de campeão e o Futebol Clube de São Marcos (Castro Verde) a lamentar a despromoção, concluir-se-á, na tarde do próximo domingo, a edição 2021/2022 do Campeonato Distrital da 1ª Divisão, da Associação de Futebol de Beja.
Textos Firmino Paixão
No final da tarde deste domingo, 5 de junho, cairá o pano sobre mais uma edição do ‘Distritalão’. Uma maratona de 32 jornadas, que merecerá uma análise mais detalhada num futuro próximo, onde tentaremos escalpelizar tudo à volta desta renovada edição de um campeonato que se revelou empolgante e com um modelo competitivo que, sejamos sinceros, com algum ceticismo inicial, nos fazia duvidar do seu sucesso. Mas não! Foi um grande campeonato.
No domingo, vai jogar-se a 10.ª, e última, jornada da 2.ª fase. Já se conhece o vencedor da prova, justíssimo, assinale-se. Também já é conhecido sobre quem recaiu a sentença da despromoção. Portanto, no domingo, cumpre-se apenas o calendário.
O Vasco da Gama, de Vidigueira, conquistou o título à 8.ª jornada, numa destas noites quentes de maio, véspera das comemorações do ‘Dia do Concelho’ e festividades em honra de ‘Nossa Senhora das Relíquias’. O triunfo sobre o Penedo Gordo bastou para que o conjunto de Vidigueira comemorasse o regresso aos campeonatos nacionais. Por outro lado, nessa mesma noite, a derrota do Moura, em Aljustrel, menos que o empate do União Serpense em Castro Verde, foram desfechos que contribuíram para que o Vasco da Gama aumentasse a vantagem para os restantes competidores, com o Moura, confirmado no segundo posto, a garantir a presença na próxima edição da Taça de Portugal.
Na fase de manutenção, sem novidades de vulto que não seja a confirmação de que o São Marcos está oficialmente despromovido.
Resultados 2.ª Fase Subida (8.ª Jornada):
- Vasco da Gama - Penedo Gordo, 3-1;
- Castrense - União Serpense, 2-2;
- Aljustrelense - Moura, 2-0;
Resultados 2.ª Fase Subida (9.ª Jornada):
- Moura - Penedo Gordo, 1-0;
- Aljustrelense- Castrense, 3-2;
- União Serpense - Vasco da Gama, 2-3;
Classificação:
- 1º. Vasco da Gama, 76 pontos;
- 2º. Moura, 64 pontos;
- 3º Aljustrelense, 60 pontos;
- 4º. Castrense, 58 pontos;
- 5º. União Serpense, 54 pontos;
- 6º. Penedo Gordo, 40 pontos;
Próxima Jornada (04 e 05/junho):
- Penedo Gordo - União Serpense (04 dejunho);
- Vasco da Gama - Aljustrelense (05 de junho);
- Castrense - Moura (05 de junho);
Resultados Fase Manutenção/Descida (8ª. Jornada):
- Piense - Almodôvar, 2-2;
- Sporting de Cuba - São Marcos, 4-2;
- Renascente - Despertar, 4-1;
Resultados Fase Manutenção/Descida (9ª. Jornada):
- Despertar - São Marcos, 4-1;
- Almodôvar - Sporting de Cuba, 0-1;
- Renascente - Piense, 2-1;
Classificação:
- 1º. Piense, 40 pontos;
- 2º. Renascente, 38 pontos;
- 3º. Almodôvar, 29 pontos;
- 4º. Sporting de Cuba, 27 pontos;
- 5º. Despertar, 27 pontos;
- 6º. São Marcos, 9 pontos;
Próxima Jornada (05/junho):
- São Marco - Almodôvar (0-3 a 02/junho);
- Piense - Despertar;
- Sporting de Cuba - Renascente;
2.ª DIVISÃO DISTRITAL - AINDA TUDO POR DECIDIR
O segundo campeonato da A.F. Beja caminha para o seu termo. Estão ainda por cumprir cinco jornadas, estão 15 pontos em disputa e ainda é prematuro vaticinar o que quer que seja, mas, a realidade é que o Odemirense (folga na próxima ronda) e o Milfontes permanecem, de pedra e cal, no topo da tabela e nenhum dos restantes concorrentes parece ter fôlego para contrariar a ideia já formada, de que estes dois conjuntos são os grandes candidatos à subida de escalão.
Resultados Fase Final (13.ª Jornada):
- Barrancos - Aldenovense, 4-0;
- Milfontes - Alvorada, 3-0;
- Alfundão - Ferreirense, 0-4;
- Cabeça Gorda - Odemirense, 0-4;
O Naverrededondense folgou.
Classificação:
- 1º. Odemirense, 33 pontos;
- 2º. Milfontes, 30 pontos;
- 3º Naverredondense, 20 pontos;
- 4º. Aldeanovense, 20 pontos;
- 5º. Cabeça Gorda, 18 pontos;
- 6º. Barrancos, 10 pontos;
- 7º. Alvorada, 9 pontos;
- 8º. Ferreirense, 9 pontos;
- 9º. Alfundão, 0 pontos;
Próxima Jornada (04/junho):
- Aldeanovense - Cabeça Gorda;
- Ferreira - Barrancos;
- Alvorada - Alfundão;
- Naverredondense - Milfontes;
O Odemirense folga.
LIGA DE FUTEBOL 11 FUNDAÇÃO INATEL
Equipas da região jogam oitavos de final a Norte.
Já foram sorteados os 8.ºs de final da fase nacional da Liga Fundação Inatel em Futebol de 11, ronda para a qual estão qualificadas as duas formações que competiram no campeonato regional de Beja: o Olival Queimado (Alcácer do Sal), vencedor da prova, e o Ginásio Clube de Sines, 2.º classificado.
Os jogos dos 8.ºs de final vão disputar-se nos dias 18 e 19 de junho, seguindo-se os 4.ºs e as meias-finais, com a final já marcada para o dia 10 de julho. O campeão distrital de Beja, o Olival Queimado, vai jogar em casa com o Futebol Clube de Cabaços, oriundo de Bromeiral, Ponte Lima, no distrito de Viana do Castelo, enquanto que o Ginásio Clube de Sines terá que viajar para Chaves, distrito de Vila Real, onde defrontará a Associação Desportiva Flaviense. O Cano-Associação Desportiva e Cultural, vencedora do campeonato de Évora, jogará, no seu terreno, com o Grupo Desportivo de Seiça (Ourém).
TAÇA DE HONRA DA 2ª DIVISÃO DISTRITAL
Amarelejense considera contestar jogo da final com providência cautelar.
A Associação de Futebol de Beja marcou a final da Taça de Honra da 2.ª Divisão Distrital, época 2021/2022, para a tarde de amanhã, com início pelas 17:00 horas, no Campo 25 de Abril, em São João de Negrilhos (Montes Velhos, entre a equipa b do Futebol Clube de Serpa e o Grupo Desportivo e Cultural de Alvito).
A decisão de considerar a segunda formação do Serpa como finalista tem merecido duras críticas do Grupo Desportivo Amarelejense, clube que, como referiu em comunicado, já recorreu para o Conselho de Justiça da A.F. Beja da ratificação do resultado da meia-final da prova, entre estas duas equipas (Serpa e Amarelejense), que o serpenses venceram por 2-1, presumivelmente com utilização de jogadores da equipa principal, o que os responsáveis do clube do concelho de Moura alegam ter sido em número excessivo, logo irregular.
O Grupo Desportivo Amarelejense considerou mesmo intenção de avançar com uma providência cautelar junto das instâncias judiciais, como forma de impedir a disputa desta final, pelo que não é de todo improvável que, até ao seu início, a mesma não venha a ser cancelada.