Diário do Alentejo

Beja Atlético Clube os "vértices" do Corta Mato/Crosse Baronia 2022

16 de março 2022 - 15:15
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Os atletas Raquel Trabuco, João Cruz e Bruno Paixão, foram os três vértices do bem-sucedido triângulo desenhado pela equipa Beja Atlético Clube nos Campeonatos do Alentejo de Corta Mato/Crosse Baronia 2022.

 

Texto Firmino Paixão

 

Os XXIV Campeonatos do Alentejo de Corta Mato foram disputados em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, com organização da Associação de Atletismo de Beja, entidade a quem se associaram as autarquias de Alvito e Baronia, para fazerem coincidir, com o campeonato, a primeira edição do ‘Crosse Baronia’.

 

As provas reuniram cerca de duas centenas e meia de atletas, representando mais de vinte clubes filiados nas Associações de Atletismo de Beja, Évora e Portalegre, mas também representações do Benfica (Lisboa) e ACR Desterro (Guarda). Os campeonatos do Alentejo sobrepuseram-se, de alguma forma, aos europeus de veteranos de pista coberta, onde, ao longo da semana, vários atletas do distrito participaram em representação da seleção nacional, impedindo, por exemplo, a odemirense Ana Lourenço (NDC Odemira), que horas antes da prova em Baronia tinha obtido o 5º lugar nos 1500 metros, de concorrer aos títulos em disputa no Alentejo.

 

Outra ausência de vulto foi o da Patrícia Serafim, atleta que, recentemente, deixou o Beja Atlético Clube, rumando ao CD Areias de São João. As provas mais aguardadas foram, naturalmente as competições de seniores e veteranos, escalões onde o Beja Atlético Clube exibiu, mais uma vez a sua supremacia.

 

Raquel Trabuco e Bruno Paixão, vice-campeões europeus em Braga, renovaram os seus títulos de campeões do Alentejo, a quem se juntou João Cruz, outro atleta recém-chegado da cidade arsenalista, que, enquanto presidente do Beja Atlético Clube veio dar o exemplo, aos mais jovens, de como se conquista um título. “Na verdade, nós viemos aqui também com o objetivo de trazer a Escola de Formação, para estimularmos mais os miúdos a tomarem o gosto pelo atletismo e somos os primeiros a ter que dar o exemplo e sermos uma referência para todos esses jovens”, afirmou o líder do clube, vencedor da prova de veteranos. Depois, explicou que “este ano delineámos uma estratégia que passaria por, eu próprio, apostar nos veteranos, o Bruno e Raquel nos seniores, estamos todos acabados de chegar Campeonato da Europa de Veteranos, em Braga, onde a Raquel e o Bruno se sagraram vice-campeões europeus, e o objetivo hoje e aqui, para além da participação do clube em si, era tentarmos também renovar os títulos de campeões do Alentejo, o que aliás foi conseguido”.

 

João Cruz comentou também a ausência da Patrícia Serafim, revelando que “a saída da Patrícia não estava realmente nos nossos planos, mas aconteceu por questões de saúde do filho, algo que compreendemos, mas vamos ver se, na próxima época, poderemos voltar a contar com ela”.

 

Ao segundo lugar no europeu, Raquel Trabuco juntou o título no corta-mato do Alentejo e adiantou que “espero que estas vitórias e este ciclo positivo não parem, desejo que seja sempre assim. Nas primeiras voltas senti-me muito bem, depois disso, comecei a sentir o esforço de uma semana difícil, com a presença no europeu e tive que abrandar, mas o avanço que tinha para a segunda concorrente, já dava para gerir a corrida e, na última volta, foi realmente isso que fiz”. Raquel assumiu que “vinha com a ideia de conquistar este título, como costumo dizer, nós treinamos sempre com o foco na vitória, portanto, não me surpreendeu, tinha essa esperança, embora tivesse algum receio de ser traída pelo esforço que despendi, mas acabou por correr bem”.

 

Voltando um pouco o filme atrás, até à prova de Braga confessou também que “quando eu percebi que não ia conseguir chegar ao título, optei por fazer a gestão entre o segundo e o terceiro lugar, porque as coisas estavam presas por centésimas de segundo. Mas foi uma semana feliz, agora vou preparar algumas provas no país vizinho, já acabaram os corta-matos, virá aí o campeonato de estrada, mas ainda está tudo em aberto”, rematou.

 

Já Bruno Paixão, vencedor no escalão de seniores masculinos, com uma boa gestão do esforço, justificou que: “Vim de Braga com o segundo lugar no europeu e o resto da semana foi um pouco dedicada à recuperação dessa prova, mas a participação naquela prova internacional deu-me muito ânimo para lutar aqui hoje por uma vitória no Corta Mato e somar o vigésimo quinto título de campeão do Alentejo ao meu palmarés, algo que me deixa muito feliz”. Mas não deixou de recordar que “foi uma semana positiva, mas muito dura, hoje aqui também não foi fácil, porque o período de recuperação foi curto e senti alguma dificuldade, mas sempre com o intuito de dar mais um título ao Beja Atlético Clube, naturalmente com o maior respeito pelos adversários”.

 

Recordando a sua participação no europeu, contou que “em Braga, não consegui o primeiro lugar, se calhar, ter-me-á faltado trabalhar um pouco mais, treino sozinho, na Serra de São Mamede, não tenho companhia ao meu nível, mas não é por isso que deixarei de me esforçar, contudo, conseguimos o segundo coletivo e estamos de parabéns”, concluiu o mais laureado atleta que esteve presente em Vila Nova de Baronia.

Comentários