Diário do Alentejo

Quatro equipas alentejanas disputam eliminatória da Taça

25 de setembro 2021 - 08:00
Foto | ArquivoFoto | Arquivo

O Futebol Clube de Serpa joga hoje, dia 25, no seu terreno, com a formação do Olivais e Moscavide. Será um confronto entre equipas de diferentes patamares competitivos, mas os jogos de Taça são sempre imprevisíveis.

 

Texto Firmino Paixão

 

Aí está, a segunda ronda da Taça de Portugal. Em dia de reflexão, véspera das eleições autárquicas, quatro emblemas alentejanos entrarão em campo com a ilusão de ultrapassarem mais uma etapa desta competição nacional. Sim, ainda prosseguem em prova inúmeras equipas que competem em provas regionais, juntamente com formações do Campeonato de Portugal, da novíssima II Liga e da II Liga, num total de 92 equipas.

 

O sorteio foi, de alguma forma, benévolo para os “nossos” representantes, exceção para o compromisso do Arronches e Benfica, único conjunto do Alentejo que transita da anterior eliminatória, porquanto os restantes tinham ficado isentos desse momento de abertura da prova.

 

E quando nos referimos à bondade do sorteio, levamos em conta, desde logo, o facto de a maioria das equipas alentejanas jogarem em casa. É o caso do Serpa, que receberá o Olivais e Moscavide, clube que disputa o campeonato regional da Associação de Futebol de Lisboa; será também o caso do União de Montemor que jogará, igualmente no seu terreno, frente ao Vilaverdense, de Vila Verde (Braga), atual líder invicto da Série A do Campeonato de Portugal, prélio onde se adivinham enormes dificuldades para os unionistas.

 

O fator casa também contemplou o Estrela de Vendas Novas, concorrente aos distritais da Associação de Futebol de Évora, que será anfitrião do Paredes, um dos segundos classificados da Série B do Campeonato de Portugal.

 

O Arronches e Benfica, do distrital de Portalegre, será a única formação a sair do seu território e, logo, para fazer uma tão longa quanto difícil deslocação até Oliveira de Azeméis, para defrontar a União Desportiva Oliveirense, um dos segundos classificados da Série A (norte) da III Liga.

 

Uma referência também para a equipa de Rabo de Peixe, treinada pelo Francisco Agatão, que receberá o Castro Daire, adversário que, à semelhança dos açorianos, está a disputar o Campeonato de Portugal.

 

Temos então jogos com diferentes graus de dificuldade, acreditando que em nenhum dos estádios existam facilidades em ultrapassar a eliminatória, torcendo nós, naturalmente, para que o Alentejo não desapareça do mapa da Taça de Portugal. Os jogos terão início às 15:00 horas e estas são algumas das partidas que destacamos do conjunto de 46 desta eliminatória: Serpa-Olivais e Moscavide; Louletano-Salgueiros; Condeixa-Esperança de Lagos; Imortal-Vilafranquense; União de Montemor-Vilaverdense; Estrela Vendas NovasParedes; Olhanense-Alvarenga; Oliveirense Arroches e Benfica; Rabo de Peixe-Castro Daire.

Comentários