Diário do Alentejo

Futebol Clube de Serpa começa campeonato em Montemor-o-Novo

06 de agosto 2021 - 10:05

A Federação Portuguesa de Futebol já sorteou o calendário de jogos da próxima edição do Campeonato de Portugal, época 2021/2022. O Futebol Clube de Serpa será o representante da Associação de Futebol de Beja nesta prova.

 

Texto Firmino Paixão

Foto António Santos

 

O Campeonato de Portugal, edição referente à época desportiva 2020/2021, terá início no próximo dia 29 de agosto, decorrendo a primeira fase até ao início de março do próximo ano. Com a criação da nova III Liga, competição onde a região alentejana não terá qualquer representante, o Campeonato de Portugal foi despromovido ao quarto patamar do futebol nacional. Nesta próxima edição será disputado por 61 clubes (houve duas desistências), divididos em cinco séries de 10 equipas e numa série com 11 (A a F), enquadrados em linha com critérios da sua proximidade geográfica.

 

O Alentejo está representado por quatro equipas, sendo uma delas O Elvas - Clube Alentejano de Desportos (representante da Associação de Futebol de Portalegre) que, desta forma, regressa às competições nacionais, ficando a competir Série E. Mais ao sul, estão o Grupo União Sport, de Montemor-o-Novo (outro regresso) e o Juventude Sport Clube, de Évora, que na época transata assegurou a manutenção nesta patamar (foi mesmo a melhor equipa alentejana). Ainda mais para sul, surge o Futebol Clube de Serpa (na foto), representante da Associação de Futebol de Beja, órgão que indicou este filiado como seu representante, pela via de liderar o Campeonato Distrital da I Divisão no momento em que as competições, no distrito de Beja, foram canceladas.

 

O Lusitano Ginásio Clube SAD, de Évora, o Sport Clube Mineiro Aljustrelense e o Moura Atlético Clube, conjuntos que na época anterior pontificavam neste escalão, foram despromovidos, sendo, por ora, desconhecido o futuro desse projeto profissional dos eborenses, porquanto o clube tem uma equipa amadora a competir nos regionais eborenses.

 

Outra curiosidade é a presença do Clube de Futebol OS Belenenses, também desavindo com a sociedade anónima desportiva que hoje tem a designação de B-SAD e está na I Liga. Fez todo o percurso desde os regionais de Lisboa para retomar a sua posição em termos nacionais.

 

Uma outra nota para referir que Francisco Agatão e Nelson Silva (treinador e adjunto), equipa técnica que esta temporada defenderá as cores do Clube Desportivo Rabo de Peixe (Ribeira Grande, nos Açores) terá a equipa a competir na Série E, à semelhança de Os Belenenses e de O Elvas.

 

Quanto ao sorteio, realizado na “cidade de futebol” da FPF, as equipas ficaram a conhecer os seus compromissos e os respetivos adversários, sendo que, na ronda inaugural, O Elvas receberá (no Estádio Municipal Domingos Patalino, uma antiga glória do futebol raiano) o conjunto de Rabo de Peixe. O Juventude de Évora descerá até Moncarapacho para o primeiro jogo da temporada e o Futebol Clube de Serpa viajará para Montemor-o-Novo para, no relvado do Estádio 1.º de Maio, fazer a sua estreia absoluta neste campeonato, defrontando o Grupo União Sport.

 

A primeira volta da prova, composta por nove jornadas, decorrerá entre os dias 29 de agosto e 12 de dezembro; a segunda volta jogar-se-á de 19 de dezembro a 6 de março de 2022.

 

Marcos Borges treinador do Futebol Clube de Serpa, já comentou, para o “Diário do Alentejo”, esta estreia do clube, e dele próprio, no Campeonato de Portugal, dizendo: “Abriremos a competição a jogar fora de casa, obviamente que gostaríamos de começar na nossa casa mas, por outro lado, encontraremos logo nas primeiras quatro jornadas as três equipas que, tal como nós, subiram este ano dos campeonatos distritais. Deste ponto de vista, acaba por ser, no plano teórico, um sorteio positivo, mesmo começando fora”.

 

A expectativa do técnico serpense para este Campeonato de Portugal é a de fazer “um campeonato positivo, honrando e respeitando todo o passado que o Futebol Clube de Serpa tem, porque acreditamos muito no nosso trabalho, enquanto equipa técnica e enquanto clube. Acreditamos muito na qualidade dos jogadores que temos e sabemos bem da responsabilidade que é a disputa deste campeonato, seja pela qualidade que lhe está inerente, seja porque somos a única equipa do Baixo Alentejo que estará presente”. E, em linha com essa representatividade regional, Marcos Borges garante: “É uma responsabilidade que aceitamos e que encaramos como responsabilidade positiva e acreditamos que iremos deixar orgulhosos os nossos adeptos, e cidade de Serpa e todos os baixo-alentejanos”.

Comentários