Diário do Alentejo

Sorteio das provas da Associação de Futebol de Beja

11 de setembro 2020 - 19:00

Texto Firmino Paixão

 

A Associação de Futebol de Beja já procedeu aos sorteios das suas principais competições na modalidade de futebol de onze, campeonatos da 1ª e 2ª divisões e Taça Distrito de Beja, no escalão de seniores masculinos.

 

No escalão principal apresentam-se treze clubes, com uma novidade, que é a estreia do União Serpense a este nível. A prova terá início no dia 18 de Outubro. Na segunda divisão concorrem 22 emblemas, divididos em três séries e o campeonato começará no dia 10 de outubro. Neste escalão, outra estreia, a do Grupo Desportivo de Santa Luzia, e alguns regressos. Na Taça Distrito de Beja, com uma primeira eliminatória marcada para o dia 13 de dezembro, vão competir 32 clubes, destacando-se três jogos entre equipas do primeiro escalão.

 

Campeonato Distrital da 1ª Divisão

1ª Jornada – 18/10/2020

Sporting de Cuba-Praia de Milfontes; Odemirense-Penedo Gordo; Aldenovense-União Serpense; Serpa-Piense; Despertar-Vasco da Gama; Guadiana-Almodôvar. Folga o Castrense.

 

Taça Distrito de Beja Seniores Masculinos

1ª Eliminatória (13/12/2020) – Desportivo da Sete-Guadiana Mértola; Almodôvar-Amoreiras Gare; Naverredondense-Santa Luzia; Despertar-Serpa; Aldenovense-Vasco da Gama; Albernoense-Castrense; União Serpense-Santa Clara-a-Nova; Amarelejense-Ourique; Sporting de Cuba-Aldeia dos Fernandes; São Marcos-Odemirense; Milfontes-Alvito; Barrancos-Bairro da Conceição; Piense-Penedo Gordo; Messejanense-Negrilhos; Pereirense-Salvadense, Renascente-Alvorada.

 

Campeonato Distrital da 2ª Divisão

Série A – 1ª Jornada (10/10/2020): Serpa B-Salvadense; Barrancos-Vasco da Gama B; Bairro da Conceição-Alvito; Amarelejense-Albernoense.

 

Série B – 1ª Jornada (10/10/2020): Negrilhos-Alvorada; Santa Clara-a-Nova-Desportivo da Sete; Messejanense-São Marcos. Folga: Aljustrelense B.

 

Série C – 1ª Jornada (10/10/2020): Pereirense-Ourique; Amoreiras Gare-Naverredondense; Santa Luzia-Renascente. Folga: Aldeia dos Fernandes.

 

Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol procedeu ao sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal Placard, competição tida como a prova rainha, ou mesmo, a grande festa do futebol português. Nesta ronda inaugural, marcada para os dias 26 e 27 de outubro, irão competir 131 clubes, 88 entre os 96 do Campeonato de Portugal (Os Armacenenses desistiram e os restantes sete ficaram isentos) e 43 equipas dos campeonatos distritais.  O titular do troféu é o Futebol Clube do Porto.

 

No caso particular do Alentejo vão estar em prova as formações do Aljustrelense, Moura, Juventude e Lusitano de Évora SAD, todos do escalão nacional (CP) mas também o Praia de Milfontes, o Grupo União Sport, de Montemor-o-Novo, o Lusitano de Évora e o Vasco da Gama da Vidigueira, actualmente, a competirem nos regionais (D).

 

As equipas foram agrupadas tendo em conta a proximidade geográfica. Os dérbi alentejanos entre o Aljustrelense e o Milfontes e o Vasco da Gama vs. Juventude de Évora destacam-se do quadro de jogos desta eliminatória em que, entre os 21 clubes isentos, figuram o União de Montemor e o Fontinhas, treinado pelo bejense Francisco Agatão.

 

Série H - 1ª Eliminatória (26 e 27/10):

Olhanense SAD - Lusitano de Évora SAD Ferreiras  (D) - Louletano Moura Atlético Clube - Culatrense  (D)   SC Mineiro Aljustrelense –  CD Praia Milfontes (D) Lusitano de Évora  (D) –  Moncarapachense, e o Lusitano de Évora CF Vasco Gama Vidigueira (D) - Juventude Sport

Comentários