Diário do Alentejo

Clube Desportivo de Beja. Um clube reerguido

09 de julho 2020 - 12:10

O VII Torneio de Futebol Infantil Beja CUP/2020 teria, por esta altura, mobilizado centenas de jovens, de clubes do sul do país, para uma competição que valoriza a sua organização e projeta a cidade de Beja.

 

Texto Firmino Paixão

 

O Beja Cup 2020 foi mais uma das vítimas da pandemia que tem alastrado, e ceifado vidas, por todo o mundo. Portugal é um dos países onde o rigor das medidas de prevenção impostas pelo Governo e a disciplina da sua população têm vindo a obter resultados menos catastróficos. O levantamento das restrições tem sido faseado e cauteloso e, nessa linha, foram desaconselhadas, nalguns casos, proibidas, todas as manifestações desportivas que potenciassem o risco de contágio.

 

O município de Beja, em linha com as orientações do poder central e da Direção-Geral da Saúde, já tinha, em 12 março último, no topo da crise epidemiológica, ditado o cancelamento de todas as atividades lúdicas e eventos públicos da responsabilidade do município ou nos quais este seja parceiro, designadamente espetáculos, eventos sociais, culturais, desportivos e ou recreativos, até 15 de abril, interdição posteriormente diferida para o dia 31 de agosto. Sendo o município de Beja parceiro de organização do Beja Cup, que mais não fosse pela cedência dos espaços onde o mesmo se iria desenvolver, desde esta altura, 12 de abril, quando o prazo foi alargado para finais de agosto, que a realização do torneio ficou comprometida, embora a confirmação da sua não realização tenha ocorrido por comunicado emitido a 21 de abril, onde a organização afirma que “claramente, esse não era o desfecho que esperávamos, mas após as novas medidas do governo e em tempos de incerteza sem precedentes, essa é a única opção viável”.

 

“[Face à] exigência de qualidade que impomos ao torneio, aliada à necessidade de garantir todas as condições de segurança e desportivas para quem nos visita e para quem trabalha neste evento, [cancelar] era a única solução possível”, refere o comunicado. Os organizadores adiantaram ainda que “praticamente todos os escalões estavam preenchidos e por isso, a todos os clubes confirmados, apresentamos as nossas sinceras desculpas. Contamos convosco em 2021”.

 

Recorde-se que o Beja Cup é uma organização da Associação Desportivo de Beja 1916, uma extensão financeira do Clube Desportivo de Beja. Nesta altura, num tempo em que deveria estar de pé mais uma edição do torneio, a organização reiterou que “tendo em conta o momento em que vivemos, em que o foco é a saúde de todos, o cancelamento do Beja Cup 2020 foi o desfecho óbvio”, assumindo ainda que “é normal existir alguma frustração, pois tudo se encaminhava para mais uma grande festa da formação”.

 

O cancelamento, como revela a organização, “foi uma decisão muito ponderada e tomada no tempo e no modo que achámos mais adequado”, resultando de “um conjunto de fatores que contribuíram para a sua não realização”.

 

O Beja Cup criou a sua marca, afirmou-se, e a não realização em 2020 provocou assinaláveis prejuízos desportivos: “Sem dúvida que vai provocar prejuízos desportivos, pois representa o culminar de uma época desportiva e que envolve a grande maioria dos nossos atletas”, reconhece a organização.

 

Também do ponto de vista financeiro essas menos-valias são inequívocas, confirmam os elementos da comissão administrativa do clube: “Os prejuízos financeiros são relevantes, condicionando alguns investimentos importantes para os nossos atletas, como é o caso das carrinhas. Mas, felizmente, nós temos vindo a trilhar um caminho que nos permite minorar o impacto deste cancelamento nas componentes essenciais da nossa estratégia de formação”. Agora, fica, pelo menos, a certeza de que o Torneio de Futebol Infantil Beja Cup voltará em 2021, com uma dinâmica recriada e capaz de superar potenciais adversidades como a que decorre atualmente. “A qualidade e expectativa criada em torno do torneio têm de ser asseguradas na edição de 2021, seguindo as diretrizes necessárias para a sua concretização. Estaremos mais preparados para este tipo de adversidades”, assegura a organização.

 

Quanto à atividade do Clube Desportivo de Beja, no seu global, o regresso será preparado “com prudência e aguardando as indicações da Câmara Municipal de Beja, Associação de Futebol de Beja e Direção Geral da Saúde, pois ainda mantemos a esperança de conseguirmos treinar esta época”.

 

Da última época desportiva vem a manutenção na nacional de iniciados, campeonato que, anuncia-se, será reestruturado. Os dirigentes encaram a presença no Campeonato Nacional Sub/15 “com humildade e com consciência do trabalho que temos de desenvolver”, reafirmando que o Clube Desportivo de Beja continuará focado nos escalões de formação. “Temos duas certezas. Primeiro que a formação é imprescindível para a prossecução da estratégia desportiva do clube, mas que a história desta instituição e o trabalho na formação impõem que pensemos, a curto e médio prazo, no retorno do futebol sénior”. O regresso ao futebol sénior, garante a comissão, “será o corolário óbvio deste projeto que se iniciou por um conjunto de homens e mulheres que, com esforço e dedicação, reergueram o clube”.

Comentários