Diário do Alentejo

Resultados e classificações : O futebol não é justo…

03 de outubro 2025 - 14:00
O Serpa terá uma deslocação à Malveira e o Vasco da Gama receberá o Comércio IndústriaFoto| Firmino Paixão

O dérbi regional entre o Serpa e o Vasco da Gama de Vidigueira terminou com o triunfo dos serpenses, mas o desfecho mais justo teria sido a divisão de pontos. No plano distrital, dobrou-se a terceira jornada, com goleadas em Cuba e em Aljustrel e as vitórias do Albernoense em Ferreira do Alentejo e do Castrense no recinto do Odemirense.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

A necessitar de pontos “como de pão para a boca”, a formação da vila das “Terras de Pão, Gentes de Paz” entrou no Campo Manuel Baião, em Serpa, determinada a conquistá-los. Tiveram meia hora de grande intensidade, instalados no meio campo adversário e sem o deixar jogar. Porém, uma fífia monumental de um seu defensor (outra vez a tal fragilidade defensiva) resultou no golo apontado por Wellington, que colocou o Serpa em vantagem no marcador. O Vasco da Gama sentiu o golo e apagou-se a chama inicial, pelo menos até ao intervalo. No segundo período a partida foi mais equilibrada, com oportunidades de golo para as duas equipas, e um pressing final dos vidigueirenses, que voltaram a encostar o Serpa ao seu reduto defensivo, mas sem que o marcador viesse a funcionar. O Vasco da Gama, pelo que jogou e não fora o infortúnio do erro defensivo que lhe originou a derrota, merecia sair de Serpa com um ponto. Mas o futebol é justo? Se calhar, não…

O próximo adversário do Vasco da Gama será o Comércio Indústria, equipa que lhe sucede no rodapé da tabela de pontos. Um jogo para vencer e afastar a malapata que tem perseguido o conjunto de Ricardo Vargas. O Serpa, atual segundo classificado, viajará para a Malveira, emblema que ocupa a terceira posição em igualdade de pontos com os alentejanos. Não será fácil. O Juventude de Évora empatou em Lagoa, um resultado aceitável, e o Elvas recebeu o líder da série D, o Louletano, num jogo que terminou com uma igualdade sem golos.

Sobre o campeonato distrital da primeira divisão, admitimos que não é ainda o tempo de dar crédito a grandes reflexões, pelo menos enquanto o calendário não estiver equilibrado, o que só acontecerá no final do próximo mês de novembro, quando se disputarem os jogos, em atraso da segunda jornada, entre o Castrense e o Milfontes e entre o Almodôvar e o Ferreirense, sendo, como são, partidas em que intervêm potenciais candidatos à vitória final.

Na ronda do fim de semana o destaque vai, obviamente, para o triunfo do Albernoense em Ferreira do Alentejo, o empate do Despertar em Moura, a vitória do Milfontes sobre o vizinho Renascente, a vitória do Castrense em Odemira e, claro, as goleadas do Almodôvar em Cuba (de novo à porta fechada) e do Aljustrelense sobre o Aldenovense. O Moura é líder, com um ponto de vantagem sobre o Almodôvar, Milfontes e Albernoense.

Na ronda do próximo domingo, a quarta, ainda com início às 16:00 horas, destacamos a partida entre o Almodôvar e o Moura, os dois primeiros da tabela.No segundo escalão, é notório o equilíbrio numa fase ainda muito precoce da prova, mas o Piense e os “bês” do Aldenovense, só com vitórias, mantêm a supremacia; o Negrilhos e o Boavista dos Pinheiros conservam a liderança das suas séries.

 

 

Multimédia0

 

Multimédia1

 

Comentários