Festival acrobático da Força Aérea Portuguesa traz a Beja algumas das mais icónicas esquadras aos céus alentejanos, num evento integrado no 72.º aniversário da instituição.
Aconhecida canção do grupo portuense Os Azeitonas poderia ser o mote para o festival que a Força Aérea Portuguesa (FAP) irá proporcionar neste fim de semana, 1 e 2 de junho, em que diversas aeronaves militares vão “rasgar” os céus de Beja.
O Beja Air Show, considerado o maior festival do género em Portugal, cumpre a sua segunda edição, a partir da Base Aérea N.º 11 (BA11) e, segundo a FAP, promete levar aos céus de Beja acrobacias protagonizadas pelas mais reconhecidas patrulhas internacionais, com destaque para a F-5 Tiger II – Patrouille Suisse (Suíça), Couteau Delta (França) ou C-101 Aviojet – Patrulla Aguila (Espanha). Poderão ainda ser vistas as manobras aéreas das esquadras Mirage 2000D (França), JAS-39 Gripen (Hungria), F-16 Fighting Falcon (Roménia), Eurofighter Typhoon (Espanha), F-15E Strike Eagle (Brasil), KC- -390, UH-60 Black Hawk, F-16M e AW-119 Koala (Portugal), RAF Falcons Parachute Team – Royal Air Force e Yak-52 – Yakstars Aerobatic Team.
Realizando-se amanhã e domingo, entre as 10:30 e as 17:00 horas, na BA11, aberto ao público em geral e com entradas gratuitas, o programa, que é igual nos dois dias de festival, inclui demonstrações aéreas com as mais icónicas aeronaves militares, como os aviões Mirage 2000, Gripen, Eurofighter e F-16, entre outros, segundo a organização.
Também os meios aéreos da FAP serão protagonistas no evento, estando previstas exibições da aeronave KC-390 – recém-chegada a Portugal –, além dos aviões F-16M e Falcon 50 e do helicóptero AW119 Koala.
Os visitantes do Beja Air Show, que se insere nas comemorações do 72.º aniversário da FAP, terão ainda oportunidade de participar em batismos de voo em aeronaves da FAP, passeios em balões de ar quente, “voar” através de óculos de realidade virtual e simuladores, tendo ainda a oportunidade de visitar as exposições temáticas de aeronaves.
Exercícios militares em simultâneo A BA11 também está a receber, desde a passada quarta-feira, 29, os exercícios multinacionais denominados “RealThaw” e “HotBlade”, que estão a decorrer em simultâneo.
Estes exercícios, que vão decorrer de norte a sul do país, contam com a participação de mais de 30 meios aéreos de Portugal, Áustria, Suíça, República Checa, Dinamarca, Espanha, França e Roménia.
“O objetivo destes exercícios é aumentar a interoperabilidade das operações, expondo as forças participantes a um ambiente complexo no qual podem treinar técnicas, táticas e procedimentos, preparando-as para os atuais teatros de conflito e missões de apoio humanitário”, assinalou a FAP, e decorrem até à próxima quarta-feira, 5 de junho.
“DA” com “LUSA”