Diário do Alentejo

Covid-19: Surto em fábrica de Ermidas do Sado

08 de janeiro 2021 - 22:10

 Um surto com 31 trabalhadores infetados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado numa unidade industrial na freguesia de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém.

 

“Foram detetados trabalhadores infetados numa fábrica em Ermidas-Sado, a maior parte de uma comunidade estrangeira, mas para já a situação não é de alarmismo”, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

 

Segundo o autarca, a fábrica tem cerca de 300 trabalhadores, metade são estrangeiros, e o contágio não terá sido em ambiente laboral. “[A empresa] tem regras e procedimentos internos muito rigorosos porque não querem correr o risco de parar a laboração, mas queremos aguardar os próximos dias para perceber se a situação fica estancada ou, se porventura, agrava”, acrescentou.

 

Contactado pela agência Lusa, o delegado de saúde de Santiago do Cacém, Joaquin Toro, confirmou que, apesar do número elevado de trabalhadores infetados, o surto está controlado. “Ao todo são 31 trabalhadores, portugueses e estrangeiros, que foram colocados em isolamento após os rastreios e o importante é que a empresa está a colaborar, tendo ativando o plano de contingência”, referiu.

 

O primeiro caso “foi detetado no passado sábado”, tendo o alerta sido dado pela empresa “que contactou a autoridade de saúde pública local”. “Avaliámos o risco das pessoas e na terça-feira iniciámos o rastreio. Até agora já rastreamos três grupos, sendo que, na próxima segunda-feira, vamos voltar a realizar o quarto rastreio”.

 

Todos os trabalhadores “que são de risco estão em isolamento, muitos estão assintomáticos e a empresa está a trabalhar com um grupo que não esteve em contacto com o grupo de risco”, acrescentou o delegado de saúde, referindo que a unidade “poderá suspender a laboração porque está a trabalhar com um grupo muito reduzido de pessoas".

 

O concelho de Santiago do Cacém regista 54 casos ativos de covid-19, 266 recuperados e três óbitos.

Comentários