Diário do Alentejo

Aljustrel, Beja e Ferreira saem da lista de maior risco

21 de novembro 2020 - 19:00

Aljustrel, Beja e Ferreiro Alentejo vão sair da lista de concelhos com maior risco de contágio, anunciou este sábado o Governo. A medida entra em vigor a partir da próxima terça-feira, altura em que deixará de existir o recolher obrigatório às 23:00 horas (durante a semana) e às 13:00 horas (aos fins de semana), bem como a obrigatoriedade de encerramento, a essa hora, dos restaurantes e supermercados.

 

Cuba permanece na lista. Tal como Évora, Sines. Há agora um total de 213 concelhos com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

 

Na atualização diária feita pela Direção-Geral de Saúde, foram este sábado anunciados 97 novos casos positivos de covid-19 no Alentejo, elevando para 5057 o número total de casos detetado desde o início da pandemia. O número de mortes também subiu. Nas últimas 24 horas foram registados mais cinco óbitos, entre os quais estará uma utente do Lar Mansão de São José, em Beja. 

 

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro, António Costa, avisou que os resultados do combate à covid-19 e a desaceleração do ritmo de crescimento de novos casos “são ainda insuficientes” e é preciso continuar o esforço para conseguir alcançar o objetivo pretendido.

 

Numa conferência de imprensa no Palácio da Ajuda, em Lisboa, para anunciar as medidas decididas pelo Conselho de Ministros de combate à covid-19 no âmbito do decreto presidencial que prorroga por mais 15 dias o estado de emergência em Portugal, António Costa recorreu aos números para explicar que, não obstante de continuar a aumentar o número de casos, “há uma desaceleração do ritmo de crescimento”.

 

“Contudo, estes resultados são ainda insuficientes. Temos muito ainda que nos esforçar para podermos alcançar o resultado pretendido”. De outro modo, de acordo com o primeiro-ministro, continuará a haver “um número de novos casos muito elevado, o que é uma ameaça para saúde de todos, para o funcionamento do SNS e é um desafio muito duro para todos os profissionais de saúde que estão a dar o seu melhor para curarem os doentes que já se encontram infetados”.

 

O objetivo, segundo Costa, é deixar de crescer para passar a diminuir conseguindo “efetivamente não só achatar como esmagar esta taxa de incidência extremamente elevada”.

 

Já a circulação entre concelhos vai ser proibida entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro e entre 04 e 09 de dezembro, salvo as exceções já aplicadas em situações semelhantes, como as deslocações para o trabalho. “No período da vigência deste estado de emergência vamos ter dois feriados, em 01 e 08 de dezembro, ambos a uma terça-feira, e que muitas vezes convidam à existência de pontes que geram grande circulação em todo o país. Se há algo que temos consciência é que quanto mais nos deslocarmos maior é o risco de transportar o vírus e, por isso, é necessário limitar a circulação”, precisou António Costa.

  

MÁSCARA OBRIGATÓRIA NO TRABALHO

O Governo anunciou ainda que passa a ser obrigatório o uso de máscara nos locais de trabalho, exceto quando os postos de trabalho são isolados ou quando haja separação física entre diferentes postos. “Também no trabalho se transmite o vírus e também no trabalho a máscara protege da transmissão do vírus”, apontou António Costa.

 

Por outro lado, vão ser aumentadas as ações de fiscalização ao cumprimento do teletrabalho, em virtude de o governo considerar que se tem verificado “um grande incumprimento” em casos em que este tipo de trabalho é possível. “Onde o teletrabalho é obrigatório, ele vai mesmo ser respeitado”, afirmou António Costa, acrescentando que a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, já deu autorização para “ações efetivas para se verificar o cumprimento desta obrigação [teletrabalho]”.

 

Na conferência de imprensa foram também anunciadas medidas económicas para responder à convid-19. Além do adiamento do pagamento do IVA trimestral até 30 deste mês e dos pagamentos à Segurança Social, o primeiro-ministro apontou que os apoios à restauração serão mantidos em todos os concelhos onde se mantêm as restrições à atividade, isto é, nos que têm mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

 

“Na próxima semana, nas medidas que o ministro da Economia apresentará, estarão incluídas medidas de apoio às rendas comerciais, estando previstas medidas de apoio suplementar à restauração e ao retalho”, acrescentou.

 

Comentários