Diário do Alentejo

15 partidos no boletim do círculo de Beja

11 de abril 2025 - 20:00
Apenas um dos quatro principais partidos apresenta o mesmo cabeça-de-lista às LegislativasFoto | DR

São 15 as listas candidatas às eleições legislativas do próximo dia 18 de maio e, nos quatro principais partidos, apenas Gonçalo Valente (PSD) encabeça a lista outra vez. Pedro do Carmo (PS), embora tivesse sido o segundo candidato pelos socialistas em 2024, passa agora para o primeiro lugar. No Chega, Diva Ribeiro é substituída por Rui Cristina, que, no ano passado, foi eleito pelo círculo de Évora. Por último, na CDU, o protagonismo vai, agora, para Bernardino Soares. O PPM, depois de ser excluído da AD, volta a concorrer sozinho.

 

Texto | Aníbal Fernandes

 

O anúncio antecipado da candidatura de Nelson Brito (PS) à Câmara Municipal de Aljustrel precipitou aquilo que seria inevitável no caso da sua eleição: Pedro do Carmo, segundo na lista de há um ano e ex-deputado, assume a liderança dos socialistas, Telma Guerreiro é a número dois e Juvenália Salgado, em terceiro, completa a lista de efetivos.

Já o Chega, partido que conseguiu o segundo lugar e elegeu um deputado, decidiu substituir Diva Ribeiro pelo também deputado Rui Cristina, eleito em 2024 por Évora. André Ventura não explicou a razão da alteração, mas a professora de matemática num colégio de Vila Nova de Milfontes não passou ao lado da polémica, quer por ter sido acusada de agressão pela ex-mulher do seu atual companheiro, quer por ter protagonizado um episódio na Assembleia da República envolvendo a deputada invisual do PS, Ana Sofia Antunes, tendo sido alvo de críticas generalizadas por ofensas à mesma.

Gonçalo Valente (PSD) é o único que – entre os quatro primeiros partidos – mantém o primeiro lugar na lista. Em segundo surge Andreia Guerreiro e o terceiro é ocupado por Gonçalo Moreira. A Aliança Democrática (AD) concorre, desta vez, sem o Partido Popular Monárquico (PPM) no símbolo.

Também no PCP era previsível a mudança, mas o anúncio de Bernardino Soares não deixa de ser uma surpresa, até porque os últimos representantes do PCP por Beja – Rodeia Machado, João Ramos e João Dias, por exemplo – eram, habitualmente, quadros regionais do partido. Recorde-se que a CDU (Partido Comunista Português e Partido Ecologista Os Verdes) perdeu o deputado que tinha nas últimas eleições, em que o cabeça de lista dos comunistas foi João Dias, que também já anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Serpa.

Iris Lá Féria, Fausto Camacho Fialho, Luís Coentro e Maria Valente Pinto, respetivamente, pelo Volt, Livre, PAN e PCTP/MRPP, repetem a candidatura. Já o Bloco de Esquerda substitui José Esteves por Alberto Matos; a Iniciativa Liberal, Ana Paula Pereira por Generosa Brito; a Nova Direita, Pedro Ficalho Maciel por Jorge Valente; o ADN, António Arantes por Carlos Marcelino; o RIR, Ricardo Mendes por Margarida Inverno Rosário; e o Ergue-te, Cristina Chalaça por José Antunes.

O PPM, que na anterior eleição concorreu integrado na lista da AD, foi o último partido a entregar a lista no Tribunal da Comarca de Beja dentro do prazo que terminou na passada segunda-feira, dia 7, candidatando Bento Fialho.As eleições legislativas terão lugar no próximo dia 18 de maio. O voto antecipado irá ocorrer de 6 a 8 de maio, em plena campanha eleitoral, que arrancará a 4 de maio, prolongando-se até dia 16.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

 

Comentários