Diário do Alentejo

Covid-19: Évora com espetáculos pela Internet

16 de abril 2020 - 14:00

Quinze espetáculos de criadores culturais de Évora vão ser transmitidos através da Internet, até ao dia 29 deste mês, na primeira edição da iniciativa "Artes em casa", promovida pela câmara municipal. "Com os nossos criadores, vamos levar a arte que é feita em Évora para casa das pessoas", num tempo em que "todos os espetáculos de rua e em sala foram cancelados", devido à pandemia de covid-19, afirmou o vereador Câmara de Évora Eduardo Luciano.

 

O autarca com o pelouro da cultura referiu que o concelho de Évora tem "muitos criadores que vivem em exclusivo da atividade artística e que estão sem qualquer tipo de apoio", pelo que o evento pretende "manter a atividade" destes profissionais. Dança, contos, música, poesia, teatro e vídeo são algumas das áreas artísticas dos espetáculos que vão ser transmitidos 'online' (artespublicas.cm-evora.pt), no âmbito do "Artes em casa”. Entre os artistas contam-se os músicos Zé Peps e Jaime Almeida, os atores Diogo Duro e Tó Zé e os marionetistas José Carlos Alegria e Ana Margarida Alegria.

 

Organizada pela Câmara de Évora, a iniciativa, que começou hoje, tem como parceiros o Armazém 8, a associação É Neste País e alguns criadores locais, além do apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo. Eduardo Luciano indicou que os espetáculos vão realizar-se, sem a presença de público, no espaço do Armazém 8 ou em casa dos próprios artistas.

Comentários