Diário do Alentejo

Municípios celebram 11.º aniversário do cante alentejano como património da Unesco

27 de novembro 2025 - 12:00
Comemoração oficial assinala-se hoje, dia 27
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

Os municípios de Beja, Castro Verde, Serpa e Vidigueira estão a assinalar o 11.º aniversário do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco com espetáculos musicais, rotas de cante, almoços, oficinas e desfiles de grupos corais.

 

Assinala-se hoje, quinta-feira, dia 27, o 11.º aniversário da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

De forma a celebrar a data, os municípios de Beja, Castro Verde, Serpa e Vidigueira apresentam uma programação variada e repleta de desfiles com grupos corais, ensaios assistidos, espetáculos musicais, rotas de cante, almoços e oficinas e workshops de cante.

 

Em Beja, o cartaz dá destaque à iniciativa que junta o Grupo Coral Cantadores do Desassossego e Usma Duros do Kant que, “num momento simbólico em torno de uma das modas do seu repertório”, dão início a um desfile entre o jardim do Bacalhau e o mercado municipal.

 

“Durante todo o trajeto serão interpretadas modas do cancioneiro tradicional, com paragens em locais emblemáticos da cidade para breves momentos de cante”, pode ler-se na nota divulgada pela Câmara Municipal de Beja.

 

A atividade tem lugar hoje, quinta-feira, às 18:00 horas.

 

Paralelamente, a autarquia recorda que “continuará, ao longo dos próximos meses, a dar palco aos grupos corais do concelho, através dos ensaios assistidos no Clube Unesco e da divulgação das várias atividades que realizam nas suas comunidades”.

 

Por sua vez, em Castro Verde, as comemorações também têm início hoje com a atividade “A turma do cante”, da responsabilidade do Grupo Coral da Associação Sénior Castrense, às 15:30 horas, na praça da Liberdade. Mais tarde tem lugar “Modas com petisco”, promovido pela Associação de Cante Alentejano Os Ganhões, às 18:30 horas, na taberna João das Cabeças, e um ensaio aberto da Associação de Cante Alentejano Os Cardadores da Sete, na escola primária da Sete, às 21:00 horas.

 

Em Serpa, as celebrações têm acontecido no âmbito da Festa do Cante, que contou com uma “Rota do Cante” que termina hoje, dia 27, no lar de São Francisco, protagonizada pelo Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa, às 14:30 horas. A iniciativa já percorreu as freguesias de Pias, Vila Nova de São Bento e A-do-Pinto.

 

Segundo a Câmara Municipal de Serpa, entidade promotora, o programa dedicado ao cante alentejano termina no sábado, dia 29, com um espetáculo musical agendado para as 19:00 horas, no cineteatro municipal. Este contará com as atuações dos grupos corais da Casa do Povo de Serpa, Os Camponeses de Pias, Papoilas do Enxoé, Flores do Chança, As Ceifeiras de Pias e da Academia Sénior de Serpa, assim como dos dois ranchos de Vila Nova de São Bento.

 

Por fim, em Vidigueira o dia iniciou-se com um desfile “Há cante na vila”, pelas ruas da vila, do Banda do Cante do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, seguindo-se uma comemoração oficial no Centro de Património e Turismo.

 

A vila tem então programada a iniciativa “EnCante”, no mercado municipal, que se prolonga no sábado, dia 29, com duas oficinas de cante alentejano (15:00/16:00 horas), da responsabilidade do CLDS e do Centro Social de Vidigueira, seguindo-se um workshop com o músico Paulo Ribeiro (17:00 horas). Uma hora depois apresentar-se-á em palco a jovem cantora Inês Gonçalves.

 

No domingo, dia 30, realizar-se-á um almoço convívio, às 12:00 horas, que contará com a atuação musical de Nelson Laranjo. As comemorações terminam no largo da Cascata, às 15:00 horas, com um desfile dos grupos corais Os Vindimadores de Vidigueira, da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, de Raízes do Cante, de Vidigueira, dos Cantadores do Desassossego e das Papoilas de Enxoé. 

Comentários