Diário do Alentejo

Covid-19: Politécnico de Beja reforça apoio a alunos

26 de março 2020 - 15:50

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) criou um programa com medidas para apoiar alunos alojados nas residências da instituição e os mais carenciados, em isolamento social, devido à pandemia de covid-19. Em comunicado, o IPBeja refere que, "sob adesão voluntária, responsável e comunitária", colocou 200 alunos que se mantêm nas residências em "isolamento preventivo e cautelar" e reduziu as saídas às situações "inadiáveis, indispensáveis e estritamente necessárias".

 

Por isso, o IPBeja criou o programa "Todos em Casa", que inclui medidas para apoiar os alunos alojados nas residências e também a manutenção dos serviços de refeições sociais gratuitas para estudantes mais carenciados. O IPB reforçou a presença de colaboradores nas residências para continuar a ser prestada assistência presencial aos alunos para "nunca" serem "deixados sós ou entregues à sua sorte".

 

A instituição garante o acesso e criou um sistema de entrega aos alunos nas residências de bens de primeira necessidade a preços reduzidos e para evitar que se desloquem a supermercados, expondo-se "a riscos".

 

Em antecipação de um eventual cenário de proibição de saída das residências ou de escassez de bens, o IPBeja criou uma reserva de alimentos e bens de primeira necessidade para acautelar as necessidades básicas dos alunos alojados "durante um período mínimo de um mês”. Também "em antecipação e como medida para dissuadir acessos recorrentes, desnecessários e de risco elevado à rua", o IPBeja criou uma reserva "adequada" de medicamentos essenciais e à qual os alunos poderão aceder "em caso de necessidade ou urgência".

 

Para diminuir riscos de contágio, o IPBeja reforçou os serviços de limpeza e instituiu regras de acesso, permanência e uso das residências e procedimentos de segurança para isolar, proteger e apoiar os alunos residentes "ao mínimo sinal de alarme ou de risco para a saúde ou integridade física".

 

O IPBeja também reservou espaços livres em cada residência para serem ativados e usados como espaços de isolamento "se necessário" e caso ocorra algum caso suspeito de covid-19 e dotou as residências de meios e bens para "assegurar e reforçar" a segurança, o bem-estar e a saúde dos alunos.

 

A instituição assegura em veículo próprio o transporte até aeroportos dos alunos deslocados e oriundos de outros países e das regiões autónomas e que queiram regressar a casa. Também indicou grupos de responsáveis em cada residência que estão em permanente contacto com vários colaboradores do IPBeja para "deteção rápida" e "resposta imediata" a qualquer problema, divulgação de informação útil, conselhos e sugestões para "formar e preparar consciências e adequar comportamentos".

 

O IPBeja informa ainda que está a preparar medidas que "suavizem ou anulem o efeito económico extremo da pandemia na situação financeira" dos alunos para que possam prosseguir os estudos, atuando sobre os valores a pagar pelo alojamento nas residências e "acautelando a questão do pagamento das propinas".

Comentários