Diário do Alentejo

Ciclo de cinema exibe “clássicos” em Odemira

29 de janeiro 2020 - 07:10

Sete documentários "clássicos" sobre artistas, como a soprano greco-americana Maria Callas, vão ser exibidos num ciclo de cinema documental dedicado às artes, a realizar entre sexta-feira e domingo no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com entradas gratuitas. Trata-se de "uma oportunidade para ver ou rever, na grande tela, alguns clássicos do cinema documental", que retratam histórias de vida de vários artistas, uns "bem conhecidos" e outros desconhecidos do público, explica o município.

 

O ciclo vai começar na sexta-feira, às 18:00, com a exibição do filme "O nosso último tango", do realizador argentino German Kral, um documentário musical sobre a vida do "mais famoso par" de dançarinos da história do tango, os argentinos María Nieves Rego e Juan Carlos Copes. 

 

Segue-se, também na sexta-feira, mas às 21:30, a exibição do filme "Pina", do realizador alemão Win Wenders, sobre "a obra única da extraordinária coreógrafa alemã" Pina Bausch.

 

No sábado, serão exibidos os filmes "Boom for real - A adolescência tardia de Jean-Michel Basquiat", da realizadora norte-americana Sara Driver, às 15:00, um filme que retrata a vida antes da fama internacional deste pintor e "grafitter" norte-americano e dos seus anos formativos na cena artística de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, no final dos anos 70 do século XX.

 

À noite é exibido "O sal da Terra", de Win Wenders e do cineasta brasileiro Juliano Salgado, às 21:30 sobre a "incrível história de vida do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado".

 

"Buena Vista Social Club” e "Maria by Callas” serão os filmes que serão exibidos no último dia do ciclo, no domingo, às 15:00, às 17:30. O filme "Buena Vista Social Club", de Win Wenders, faz "uma imersão na cultura cubana", através da viagem, de vários meses, do músico americano Ray Coorder por Cuba, observando e acompanhando vários músicos cubanos. Já "Maria by Callas", do realizador norte-americano Tom Volf, apresenta "um olhar intimista sobre a vida e a obra" da cantora de ópera greco-americana, através de entrevistas, imagens raras de arquivo, filmagens pessoais e cartas íntimas.

 

Finalmente, "A dois passos do estrelato", do realizador norte-americano Morgan Neville, encerra este ciclo no domingo à noite. São histórias de "backing vocals" (vozes de fundo ou coristas), desconhecidas do público, mas que acompanham estrelas da música, como os norte-americanos Bruce Springsteen e Stevie Wonder e o britânico Mick Jagger.

Comentários