Diário do Alentejo

Terras sem Sombra começa sábado na Vidigueira

16 de janeiro 2020 - 20:50

O Festival Terras sem Sombra deste ano vai começar no sábado com uma visita à "villa" romana de S. Cucufate e um concerto do grupo coral feminino checo Tiburtina Ensemble, no concelho alentejano de Vidigueira. A visita, com início às 15:00, vai ser guiada pela arqueóloga Susana Correia e pelo historiador de arte José António Falcão e permitir aos participantes irem "ao encontro das raízes" do sítio arqueológico, explica a organizadora do festival.

 

A cargo do Tiburtina Ensemble, grupo especializado em canto gregoriano, polifonia medieval e música contemporânea, o concerto de abertura do festival, intitulado "Harmonia Celestis: A Corte Divina na Obra de Hildegarda de Bingen", vai decorrer a partir das 21:30, na igreja matriz de S. Cucufate, em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira. A primeira etapa do festival deste ano, no âmbito do seu programa de salvaguarda da biodiversidade, vai incluir também uma vista aos laranjais de Vidigueira, no domingo, a partir das 09:30.

 

Organizado pela associação Pedra Angular, o 16.º Terras Sem Sombra, com o título "Uma Breve Eternidade: Emoções e Comoções na Música Europeia (Séculos XII-XXI)", tem a República Checa como país convidado e vai decorrer até final de julho em 15 concelhos do Alentejo. A organização já divulgou 12 dos 15 concelhos onde vão decorrer concertos, visitas e iniciativas sobre património material e imaterial e ações de salvaguarda de biodiversidade, nomeadamente Vidigueira, Barrancos, Mértola, Arraiolos, Beja, Ferreira do Alentejo, Sines, Santiago do Cacém, Odemira, Castelo de Vide, Alter do Chão e Viana do Alentejo.

 

Da programação já divulgada, na área da música, em fevereiro, o festival vai incluir concertos do violoncelista espanhol Pedro Bonet, no dia 01, em Barrancos, do cantor espanhol José Hernández Pastor, no dia 15, em Mértola, e da flautista checa Monika Streitová e da pianista portuguesa Ana Telles, no dia 29, em Arraiolos. Seguem-se os concertos do grupo La Ritirata, no dia 21 de março, em Viana do Alentejo, e, em abril, do húngaro Kállai String Quartet, no dia 04, em Beja, e da soprano filipina Andión Fernandez e do pianista espanhol Alberto Urroz, no dia 18, em Figueira dos Cavaleiros (Ferreira do Alentejo).

 

No âmbito da salvaguarda de biodiversidade, estão previstas várias ações, como as dedicadas à agricultura sustentável em Mértola, ao uso alimentar da bolota em Arraiolos, à produção artesanal da cal na freguesia de Trigaches, em Beja, e à Serra de São Mamede, no Alto Alentejo.

Comentários