Diário do Alentejo

Cláudio Torres recebeu Medalha de Mérito Cultural

12 de janeiro 2020 - 17:00

A ministra da Cultura disse que a Medalha de Mérito Cultural atribuída a Cláudio Torres é um "gesto de agradecimento" e o "profundo reconhecimento" prestados pelo Governo Português à vida e à carreira do arqueólogo. A medalha "é um gesto de agradecimento do Governo Português por uma carreira longa e uma vida permanentemente dedicada à cultura e ao património cultural nacional, mas também uma gratidão da certeza de que quem dá a medalha se engrandece também com quem a recebe, porque o reconhecimento só tem o valor dos grandes nomes que evoca", disse Graça Fonseca.

 

A ministra falava na cerimónia em que atribuiu ao arqueólogo Cláudio Torres a Medalha de Mérito Cultural do Governo Português e que decorreu na vila de Mértola.

 

Na cerimónia, Cláudio Torres agradeceu a atribuição da medalha, referindo que o deixou "feliz" e disse esperar que seja "um incentivo" para a equipa e sirva para "abrir novas portas e também alguns postigos" para o trabalho do CAM. A equipa chegou a ser "muito grande", mas, "entretanto, por razões várias", alguns elementos foram embora, "por falta de apoios locais", porque "não é fácil" para uma "pequena câmara", como a de Mértola, "aguentar" na vila "uma equipa complexa de muita gente", lamentou.

 

"Não é fácil, tem de haver uma cumplicidade nacional e eu espero que isso venha a acontecer um dia, ainda não aconteceu de uma forma evidente, mas vai acontecer um dia, tenho a certeza", disse, referindo que o CAM tem "muita gente solidamente formada" e que "pode servir de alicerce e de cimento para um futuro talvez ainda mais interessante".

Comentários