Diário do Alentejo

Carlos Reis vence Prémio Literário Vergílio Ferreira

21 de dezembro 2019 - 08:55

O professor da Universidade de Coimbra e ensaísta Carlos Reis conquistou o Prémio Vergílio Ferreira 2020, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ). O vencedor foi escolhido hoje, por unanimidade, durante uma reunião do júri do prémio, presidido por António Sáez Delgado e que, este ano, integrou Pedro Serra, Ana Paula Arnaut, Cristina Firmino Santos e Anabela Mota Ribeiro.

 

Carlos Reis é “um dos mais relevantes ensaístas da atualidade”, tendo sido galardoado “pelo seu notável contributo no domínio do ensino da Literatura, dos Estudos Literários e da divulgação internacional da Língua e da Cultura portuguesas”, justificou a UÉ.

 

“Considerado um renovador dos Estudos Literários em Portugal desde o último terço do século XX”, o vencedor é autor de “uma vasta bibliografia”, que inclui mais de 200 títulos, “em várias áreas de pesquisa, desde os estudos queirosianos e estudos saramaguianos à teoria e didática da literatura”, acrescentou.

 

A “dimensão fortemente cosmopolita que sobressai em todas as suas áreas de trabalho” e a “atenção continuada” de Carlos Reis relativamente “à defesa da Língua Portuguesa, sobre a qual estabeleceu um pensamento estratégico, publicado e discutido”, são dois dos fundamentos invocados pelo júri para a sua nomeação ao prémio, que acabou por conquistar.

 

Instituído pela UÉ em 1996, para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o Prémio Literário Vergílio Ferreira destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante nos domínios da ficção e/ou ensaio. A edição de 2020 do galardão, segundo a universidade alentejana, contou com nomeações oriundas de 16 instituições de quatro países.

 

A cerimónia de entrega da distinção está marcada para 01 de março do próximo ano, data em que se assinala a morte de Vergílio Ferreira. Nessa sessão, referiu a academia, estão previstas intervenções do premiado, do júri e da reitora da UÉ, Ana Costa Freitas.

 

O vencedor do Prémio Vergílio Ferreira 2020 é professor e investigador da Universidade de Coimbra e, no passado mês de outubro, recebeu, na Guarda, outro galardão, o Prémio Eduardo Lourenço 2019, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI). Carlos Reis, especializado em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX e em Teoria da Narrativa, é professor catedrático da Universidade de Coimbra, onde leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos, e é coordenador do Centro de Literatura Portuguesa daquela instituição, tendo ainda lecionado em diversas universidades estrangeiras.

Comentários