Diário do Alentejo

Formação sobre bonecos de Estremoz supera expectativas

24 de novembro 2019 - 09:00

Uma formação sobre técnicas de produção de bonecos de Estremoz, em barro, classificados pela UNESCO, que decorre na cidade alentejana até dezembro, com 16 formandos, está a "superar as expectativas”. A "Produção de Figurado em Barro de Estremoz", vulgarmente conhecida como bonecos de Estremoz, foi classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 07 de dezembro de 2017, na sequência de uma candidatura apresentada pelo município.

 

Segundo a autarquia, decorrida que está mais de metade da formação, o balanço já efetuado "não poderia ser melhor" e, de acordo com os formadores, o grupo de 16 formandos tem "surpreendido pela capacidade de trabalho, pela qualidade e pela motivação demonstrada, o que tem também facilitado o próprio processo de ensino e aprendizagem".

 

O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte tem sido, desde setembro, a "escola" por "excelência" da aprendizagem e criação do único figurado do mundo que é Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 

O município explica que os formandos têm desenvolvido "um rigoroso programa" orientado pelos formadores Hugo Guerreiro, Isabel Borda de Água, Luís Parente e Jorge da Conceição, que transmitem informação sobre a história dos bonecos, as suas características específicas e diferenciadoras de outros géneros de figurado e evidenciam as cerca de 90 figuras tradicionais que compõem o seu núcleo base. "Os objetivos foram delineados para dar aos formandos as ferramentas necessárias para conseguirem, no futuro, desenvolver a atividade de barristas com o maior conhecimento possível sobre as técnicas de construção do figurado de Estremoz", adianta a câmara municipal.

 

No plano curricular constam disciplinas como introdução à história da cerâmica, técnicas de conformação manual, técnicas de acabamento em cerâmica e execução de projetos criativos.

 

Esta é uma formação de 150 horas, eminentemente prática, que resulta de uma parceria entre o município de Estremoz e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE). Pertencentes a uma arte de caráter popular, com mais de 300 anos de história, os bonecos de Estremoz são o primeiro figurado do mundo a merecer a distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Com mais de uma centena de figuras diferentes inventariadas, a arte, a que se dedicam vários artesãos do concelho, consiste na modelação de uma figura em barro cozido, policromado e efetuada manualmente, segundo uma técnica com origem pelo menos no século XVII.

Comentários