Diário do Alentejo

Melides: Antiga olaria vai ser reconvertida em museu

20 de novembro 2019 - 11:20

A Câmara Municipal de Grândola anunciou ter sido já iniciada a recuperação do edifício da antiga Olaria de Melides para ser reconvertido num núcleo museológico, num investimento de 306 mil euros. Melides, no concelho de Grândola, "teve durante muito tempo a olaria como atividade económica principal e nesta aldeia existiram várias olarias que fabricavam os mais diversos materiais”, lembrou hoje à agência Lusa o presidente do município, António Figueira Mendes.

 

A antiga olaria, adquirida pela câmara para "preservar, recuperar e valorizar uma importante atividade" deste concelho do litoral alentejano, “encontra-se no perímetro urbano da aldeia” de Melides e é “a mais interessante do ponto de vista arquitetónico”. “Por isso, quisemos preservá-la como memória da arte da olaria de Melides e transformá-la num museu e num espaço pedagógico para as crianças das escolas, assim como num instrumento turístico da zona”, sublinhou.

 

A intervenção, que ainda vai ser candidatada a financiamento comunitário, tendo em conta “a sua importância para a preservação e divulgação do património local e identitário”, pretende recuperar o núcleo museológico, que inclui a olaria, forno e casa do oleiro, recorrendo a técnicas tradicionais.

 

Além do imóvel principal, o projeto inclui ainda a construção de um novo edifício para a realização de oficinas. “É uma reconstrução completa, porque todo o edifício estava muito degradado, assim como o espaço envolvente que será transformado numa zona de lazer e de recreio com vista para a várzea” de Melides, disse António Figueira Mendes.

 

A operação, dividida em duas fases, prevê igualmente a utilização do espaço “como museu interativo” com a instalação de equipamento para “recriar a última olaria” de um importante centro oleiro que existiu em Melides, cuja produção remonta ao século XVII.

Comentários