Diário do Alentejo

Câmara de Beja exige ao Governo recuperação do IP8

19 de novembro 2019 - 16:20

A Câmara de Beja exigiu uma intervenção "o mais rapidamente possível" para recuperar o degradado troço da Estrada Nacional (EN) 121/IP8 situado no concelho. O município refere que o troço, com quase 13 quilómetros, tem "deformações e fendilhamentos avançados, fissuras ramificadas e formações de rodeiras e alguns destacamentos de blocos".

 

Segundo a autarquia, "uma intervenção de melhoramento profundo" do troço da EN121/IP8, a principal via de acesso a Lisboa e a Setúbal, "não pode esperar" pela eventual construção da "nova estrada", o IP8 "em perfil de autoestrada sem portagens", prevista no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 e que deverá ficar "concluída até 2028, segundo calendarização apresentada".

 

A Câmara de Beja diz ter enviado ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no passado dia 28 de outubro, "primeiro dia útil de funções do novo Governo", uma carta a pedir para "serem tomadas medidas rápidas para recuperação do pavimento" do troço da EN121/IP8 situado no concelho.

 

O município refere que "espera" que a carta enviada ao ministro "possa produzir efeito prático e mereça acolhimento por parte da tutela", mas, "independentemente" do envio, continuará "a desenvolver esforços para conseguir uma intervenção" no troço da EN121/IP8 "o mais rapidamente possível".

 

Na carta, a autarquia pediu também para que "se encontre, desde já, uma solução" para a construção de uma variante à vila de Beringel, que é atravessada pela EN121/IP8. Segundo o município, a circulação de viaturas de grande tonelagem pela "estreita via" de 650 metros da EN121/IP8 que atravessa a vila de Beringel "coloca em sério risco a segurança da população e dos demais automobilistas".

Comentários