Diário do Alentejo

Politécnico de Beja: vinhos e jóia para celebrar 40 anos

01 de novembro 2019 - 11:10

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) lançou quatro novos vinhos e uma joia artesanal em prata no âmbito das comemorações dos seus 40 anos, a celebrar no dia 5 de novembro. Os quatro vinhos resultam de uma parceria com a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e pretendem "referenciar o percurso" dos alunos e homenagear as quatro escolas superiores da instituição.

 

Trata-se de dois brancos e dois tintos e cada um dos vinhos tem a cor de uma das quatro escolas superiores do IPBeja. Os brancos "Os Ensaios e as Histórias?" e "O Teu sonho, o teu Futuro" têm as cores das escolas superiores Agrária e de Saúde, respetivamente. Os tintos "Os Amores e Desamores?" e "O Princípio e o Fim?" têm as cores das escolas superiores de Educação e de Tecnologia e Gestão, respetivamente.

 

Segundo a instituição, a joia artesanal, com o nome "Esfera do Recomeço", alia o "simbolismo" da oliveira, "árvore sagrada do Mediterrâneo e que prevalece na paisagem do Alentejo", ao perfume do IPBeja. Criada por uma ourivesaria para o IPBeja, a joia é feita em prata 0,925, pesa cerca de 35 gramas e está "devidamente contrastada, numerada e acompanhada por um certificado de autenticidade".

 

A joia é construída com folhas de oliveira adornadas com minúsculas bolas de prata que representam os seus frutos, configurando o logótipo do IPBeja. Dentro da joia há uma pequena bola de madeira de oliveira impregnada com o perfume do IPBeja, "o que a torna uma peça difusora de perfume".

Comentários