Diário do Alentejo

Marcelo apresenta condolências à família de militar morto

27 de setembro 2019 - 17:20

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou "as mais sentidas condolências" à família do militar que morreu na Base Aérea n.º11, em Beja, devido a uma falha na abertura do paraquedas. "Foi com enorme consternação que tomei conhecimento do falecimento de um militar do Regimento de Paraquedistas. Associo-me a este grande desgosto, apresentando as minhas mais sentidas condolências aos familiares deste militar do Exército, que pereceu ao serviço de Portugal", pode ler-se numa nota de Marcelo Rebelo Sousa no 'site' da Presidência.

 

Um militar paraquedista português, de 34 anos, morreu hoje na Base Aérea n.º 11, em Beja, durante a execução de um salto de queda livre e após o sistema de paraquedas não ter funcionado devidamente, anunciou o Exército. "Quero igualmente manifestar o meu pesar e solidariedade a todos aqueles que sentem com maior dor a perda súbita deste seu camarada e amigo, em particular todos os Paraquedistas", conclui a nota do Presidente da República, também Comandante Supremo das Forças Armadas.

 

O acidente ocorreu às 09:40 e o militar do Exército Português estava a participar no exercício multinacional "Real Thaw 2019", que decorre desde o dia 22 deste mês e até dia 04 de outubro, a partir da Base Aérea n.º 11, e inclui operações em vários pontos de Portugal.

 

"Durante a execução de um salto de queda livre operacional, o sistema de paraquedas não funcionou devidamente, tendo resultado na queda do militar dentro do perímetro da Base Aérea n.º 11", explica o Exército, em comunicado enviado à agência Lusa. Após a queda do militar, "foram acionados os procedimentos de emergência médica", indica Exército, referindo que está a realizar o processo de averiguações para apurar todas as circunstâncias em que ocorreu o acidente. O Exército lamentou a morte do militar e referiu que já apresentou as "mais sentidas condolências" e acionou o apoio psicológico à família.

 

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, também manifestou "grande consternação" com a morte de um paraquedista, hoje, na Base Aérea n.º11, em Beja, devido a uma falha na abertura do paraquedas. “Foi com grande consternação que tomei conhecimento esta manhã da morte trágica de um militar do Exército durante um exercício. As minhas primeiras palavras, de pesar, são dirigidas à família enlutada".

 

"Gostaria de manifestar também à família militar e aos amigos, as minhas sinceras condolências. Falei com o Estado-Maior do Exército que me garantiu estar a ser prestado o necessário apoio psicológico à família. Tenho também a informação de que estão a ser feitas as averiguações necessárias para apurar o que aconteceu", conclui a nota do ministro.

Comentários