Diário do Alentejo

Risco de incêndio obriga a cancelar Baja TT Vindimas

07 de setembro 2019 - 10:25

A Baja TT Vindimas do Alentejo, prova da Taça de Portugal de Todo-o-Terreno prevista para se realizar hoje até domingo por pistas do Baixo Alentejo, não se vai realizar. Em causa o alerta vermelho acionado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de incêndio. Também o Rali Flor do Alentejo - Cidade de Serpa, previsto para este fim de semana, não se irá realizar.

 

Em comunicado, Humberto Silva, presidente da direção do Clube de Promoção de Karting e Automobilismo (CPKA) disse estar tudo pronto para levar a Baja para a estrada, "tendo reunido todas as condições para fazer cumprir o programa estabelecido para os eventos a contar para a Taça de Portugal em Todo-o-Terreno 2019, sob a tutela da Federação de Motociclismo de Portugal, assim como, legitimando a sua candidatura ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno de 2020”.

 

“O estado de prontidão do CPKA, contudo, colide com outro decorrente das condições climatéricas previstas para Portugal e que leva a que alguns tipos de iniciativas não se possam cumprir”, acrescenta Humberto Silva, lamentando que o "cenário vigente leve a que o evento, que tanto entusiasma concorrentes, populações e o Alentejo não se possa realizar por razões totalmente alheias”. 

 

"O Clube de Promoção de Automobilismo e Karting compromete-se a encontrar a melhor solução para fazer cumprir a tanta gente o seu ensejo”, conclui.

 

Num esclarecimento sobre o assunto, a Câmara Municipal de Beja refere que se "viu forçada" a retirar o alvará de licença emitido para a prova, na sequência de uma informação da GNR segundo a qual a prova não se poderia realizar atendendo ao risco de incêndio. "A Câmara Municipal de Beja desenvolveu os melhores esforços para se ultrapassar a situação descrita e ajudar a repor as condições legais que permitissem a realização da prova”. Tal não se revelou possível pelo que o Rally fica infelizmente sem efeito”. A prova contava com 110 inscritos.

Comentários