Diário do Alentejo

Associação Pé de Xumbo cancela Andanças de 2019

06 de junho 2019 - 15:45
DR

A Associação Pé de Xumbo, entidade que organiza o Festival Andanças, em Castelo de Vide, anunciou no seu site o cancelamento da 24.ª edição do Festival Andanças.


O evento deveria realizar-se entre os dias 4 e 10 de agosto, nas margens da barragem de Póvoa e Meadas, mas, segundo os organizadores, “apesar de todas as diligências realizadas, é neste momento impossível garantir os pressupostos necessários à sua realização”.


No comunicado lê-se ainda que “não existindo atualmente alternativas ao espaço onde estava prevista a realização desta edição, torna-se inviável prosseguir com o processo de produção, não restando outra alternativa à PédeXumbo senão o cancelamento do Festival Andanças 2019”.


O presidente da câmara, António Pita, que foi informado do cancelamento na quarta-feira, diz que a decisão foi “unilateral”. O autarca explicou ainda que, em fevereiro deste ano, após reuniões entre a Pé de Xumbo e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), os organizadores anunciaram o regresso àquele espaço.


Na sequência do incêndio que, em 2017, ocorreu no parque de estacionamento do festival, tendo destruído mais de 400 automóveis, a edição do ano seguinte realizou-se num formato mais reduzido no perímetro urbano da vila sede do concelho.


A Associação Pé de Xumbo é também a responsável pela montagem do festival Entrudanças, que se realiza, anualmente, em Castro Verde.

Comentários