Diário do Alentejo

Campanha ajuda pescadores da Azenha do Mar

31 de maio 2019 - 12:40
DRDR

É lançada hoje, 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, junto da comunidade e dos empresário locais, uma campanha de solidariedade que visa “ajudar os pescadores” da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, “que viram as suas embarcações atingidas pelo incêndio que ocorreu na noite de 6 de maio, no portinho de pesca da aldeia”.

 

A campanha resulta da parceria entre a Junta de Freguesia de S. Teotónio, a Câmara Municipal de Odemira, a Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar e os proprietários de embarcações atingidas.

 

Segundo os promotores, “o incêndio de origem desconhecida destruiu e/ou danificou seis embarcações e danificou ainda alguns equipamentos do portinho de pesca”. Das 11 embarcações ali estacionadas naquela noite, “duas foram totalmente consumidas pelas chamas e outras quatro sofreram danos de diferentes graus, sendo o prejuízo total calculado em cerca de 100 mil euros”.

 

A campanha de solidariedade inclui um conjunto de iniciativas para angariação de fundos que “reverterão para a aquisição e/ou reparação das embarcações afetadas”. Entre as iniciativas previstas estão o mastro de São João na Azenha do Mar (dia 23 de junho), caldeirada no parque de feiras e exposições em S. Teotónio no âmbito do Festival de Mastros (dia 28 de junho), bem como a participação na Faceco – Feiras das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, nos dias da 19, 20, 21 de julho, através de restaurante com comidas e petiscos tradicionais, em que uma percentagem da receita será doada a comunidade piscatória afetada pelo incêndio.

 

Serão também solicitados apoios a empresas locais. Para o efeito foi constituída uma conta bancária com o objetivo de recolher donativos, sendo a titular a Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar.

Comentários