Diário do Alentejo

Bedeteca de Beja atribui prémio a Patrícia Guimarães

23 de maio 2019 - 16:00

A autora portuguesa de BD Patrícia Guimarães venceu o Prémio Geraldes Lino 2019, revelou a Bedeteca de Beja, que criou o galardão. Nascida em Lisboa, em 1985, Patrícia Guimarães é formada em Arte e Multimédia, Ilustração e Banda Desenhada, e autora das BD "Stabat Mater" e "Manuelinútil", publicadas em fanzines. Em 2018 foi uma das autoras incluídas na antologia de BD, feita apenas por mulheres, "Nódoa Negra".

 

Além de BD, Patrícia Guimarães também trabalha em cinema de animação com as produtoras MODOImago, Animanostra e Animais Avpl.

 

O Prémio Geraldes Lino, criado pela Bedeteca de Beja, foi atribuído pela primeira vez em 2013 em homenagem a um dos maiores colecionadores e especialistas portugueses de fanzines, divulgador durante décadas de novos nomes da banda desenhada portuguesa.

 

"Graças ao seu trabalho, paixão e tenacidade, contribuiu como poucos para a divulgação deste tipo de publicações e para a valorização do estatuto de autor de banda desenhada no nosso país", refere a Bedeteca de Beja, a propósito de Geraldes Lino, que morreu em fevereiro deste ano.

 

O prémio consiste na realização de uma exposição individual do autor premiado, a publicação de uma obra na coleção Toupeira, da Bedeteca de Beja, e na atribuição de uma estatueta.

 

Patrícia Guimarães receberá o prémio no dia 1 de junho, na Bedeteca de Beja, durante o Festival Internacional de BD de Beja, e fará o lançamento da fanzine Pêra Verde. Luís Guerreiro, Sofia Neto, Tiago Baptista, André Pacheco, José Smith Vargas e André Ferreira foram os autores distinguidos nas edições anteriores do prémio.

 

O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja cumpre a 15.ª edição de 31 de maio a 16 de junho, com grande parte da programação centrada na Casa da Cultura da cidade alentejana.

 

Estão previstas vinte exposições de autores portugueses e estrangeiros, e um programa paralelo de lançamentos de livros, sessões de autógrafos, feira do livro, conversas e "concertos desenhados".

 

Alberto Varanda, Fabio Zimbres, Kim, Altarriba, David Sala, Mosi, Rita Alfaiate, José Ruy são alguns dos autores convidados desta edição.

 

Patrícia Guimarães estará ainda representada no festival na exposição coletiva dedicada ao livro "Nódoa Negra", coordenado por Dileydi Florez, que inclui histórias de autoras como Bárbara Lopes, Cecília Silveira, Marta Monteiro e Susa Monteiro.

Comentários